sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Antarctica, Coca-Cola e Vivo patrocinam blocos de rua no Rio

Ana Paula Grabois
Publicado pelo
Valor Online em 25/01/08

Moura, do Monobloco: verbas ajudam a organizar estrutura de som e segurança
Foto Silvia Costanti/Valor

Criados de forma amadora por amigos, os blocos do carnaval de rua proliferam pela zona Sul e centro do Rio, reúnem milhares de pessoas e já viraram negócio que atrai marcas de grande porte como Antarctica, Coca-Cola e Vivo.

Neste ano, diversas das 76 agremiações que animam as ruas cariocas nos quatro dias da festa de Momo serão alvo de ações promocionais de empresas, seja por meio de patrocínio ou de apoio. A Antarctica, marca da AmBev que é líder de mercado na cidade, vai patrocinar nada menos que 23 blocos no carnaval de 2008.

A seleção inclui 12 blocos da Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul (Sebastiana) e outros 11 de diferentes estilos, desde o tradicional Bola Preta, que completa 90 anos, ao bloco Cordão do Boitatá, formado por jovens músicos que resgatam marchinhas carnavalescas. "O bloco de rua é mais democrático e a idéia é da marca ficar perto de todos os nossos consumidores, da classe A à classe D", disse o gerente de eventos da Antarctica, Felipe Ambra, que preferiu não informar os valores investidos.

Como contrapartida do patrocínio, a marca de cerveja será exposta nos carros de som dos 23 blocos e nas camisetas dos integrantes de alguns grupos. A Antarctica também vai distribuir brindes aos foliões e caixas de isopor, camisetas e bonés aos vendedores ambulantes de cerveja, além de facilitar a reposição da bebida.

Não é a primeira vez que a AmBev aposta no carnaval de rua do Rio. Nos dois anos anteriores, a companhia patrocinou os blocos de rua com a marca Skol. "O carnaval sofreu uma transformação nos últimos dez anos. Antes, o carioca saía da cidade. Hoje, ele fica e tem bloco a qualquer hora. Como os blocos cresceram, o patrocínio é importante para organizar a estrutura de som, a segurança", diz Mário Moura, um dos fundadores do Monobloco, bloco da nova geração criado em 2001 e que atrai uma multidão no desfile aberto na praia de Copacabana. O Monobloco ganhou neste ano dois patrocínios de peso. Além da Antarctica, fechou com a operadora de telefonia Vivo um contrato que inclui os ensaios de pré-carnaval. O grupo ainda recebeu apoio da rede de vestuário Sandpiper para a confecção das camisetas que serão usadas nesta edição do carnaval.

A rede de bares Belmonte patrocina outros dois grandes blocos, o Simpatia é Quase Amor, que sai em Ipanema, e o Suvaco do Cristo, que desfila no bairro do Jardim Botânico. Antônio Ferreira, dono da rede de sete bares, justifica que os foliões e os integrantes dos dois blocos também freqüentam seus bares. "Fazemos a política da boa vizinhança", afirmou. A marca da rede vai aparecer nas camisetas e nos carros de som dos dois blocos.

A Coca-Cola, através da fabricante Rio de Janeiro Refrescos, apóia mais três blocos fundados por estudantes universitários com a distribuição da bebida Aquarius. O objetivo, segundo a empresa, é reforçar a imagem da marca entre o público jovem.


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