terça-feira, 6 de novembro de 2007

Google e ONU lançam site para monitorar metas do milênio

Publicado pela Folha Online em 05/11/07

Um site lançado pela ONU (Organização das Nações Unidas), em parceria com o Google e com a fabricante de equipamentos Cisco, irá monitorar como e em que lugares do mundo as Metas de Desenvolvimento do Milênio estão sendo cumpridas.

De acordo com autoridades da ONU e especialistas de fora da organização, há uma crescente dificuldade para o cumprimento das oito metas socioeconômicos estabelecidas em 2000 e que os países da ONU se comprometem a atingir até 2015.

O MDG Monitor irá mostrar um panorama do progresso de cada país em relação ao cumprimento das metas, que incluem itens como a redução da mortalidade infantil e a diminuição da fome.

Para os criadores do site, o acompanhamento mais eficiente do progesso na concretização das metas deve estimular os sucessos. "Esconder-se dos problemas garante que eles se perpetuem", disse à Reuters Michael Jones, tecnólogo-chefe do Google Earth, responsável por integrar o sistema de imagens de satélite e mapeamento ao site para que os usuários possam ver os lugares mencionados.

A opinião é compartilhada pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que acredita que o site ajudará num monitoramento mais eficiente e ajudará a identificar os locais que precisam de mais atenção. "Nosso placar mundial está misturado", disse Ban. "Algumas regiões, particularmente a África Subsaariana, não estão a caminho [de cumprirem as metas]".

Ban reiterou que aproximadamente 1 bilhão de pessoas vivem com menos de um dólar por dia e que milhões de crianças morrem todos os anos antes de completar cinco anos devido à desnutrição.


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br