quarta-feira, 10 de outubro de 2007

2º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental começa hoje

Ulisses A. Nenê
Publicado pela
Envolverde em 10/10/07

Começa nesta quarta-feira, 10/10, na Reitoria da Ufrgs, em Porto Alegre, o 2º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, que reunirá jornalistas de todo o país, convidados estrangeiros, ambientalistas, cientistas e autoridades da área. As inscrições ainda podem ser feitas pelo site www.cbja2007.com.br por profissionais, estudantes e todos que tiverem interesse no tema do evento: "Aquecimento global, um desafio para a mídia".

A conferência de abertura, quarta-feira, às 19h, estará a cargo do documentarista inglês Adrian Cowell, autor do documentário “A década da destruição”, uma das primeiras e mais contundentes denúncias da destruição da floresta amazônica.

A programação se desenvolve até sexta-feira, 12/10, e inclui:
- conferências sobre as grandes questões ambientais do momento com especialistas;
- painéis que discutirão a situação e perspectivas do jornalismo ambiental;
- oficinas paralelas;
- uma programação de filmes e vídeos na sala de cinema da universidade;
- apresentação de trabalhos acadêmicos;

Participação de escolas
As escolas interessadas poderão levar os alunos do terceiro ano do ensino médio, assim como os cursos pré-vestibulares, para acompanharem a programação, mediante inscrição prévia e acompanhamento de um responsável. Isso faz parte de um esforço de educação ambiental dos organizadores, Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul e EcoAgência de Notícias, visando motivar as novas gerações a se interessarem pela causa ambiental.

Programação extra-congresso
A programação extra-congresso inclui uma visita orientada à 6ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul e para o sábado, após o encerramento, passeios gratuitos pela cidade, no Ônibus Turismo, e pelo Lago Guaíba, no barco Martin Pescador. Interessados (as) devem se inscrever para estas atividades ao chegar no evento, na secretaria do congresso.

Conferencistas
Virão a Porto Alegre, como conferencistas e palestrantes, renomados profissionais do jornalismo ambiental do Brasil e do mundo, representando a grande imprensa, a imprensa especializada, a imprensa alternativa, os produtores independentes e a universidade. Também estarão presentes alguns dos maiores cientistas e especialistas em temas como as mudanças climáticas, recursos hídricos e Amazônia.

Entre eles, por exemplo Philip Martin Fearnside, recentemente apontado pela Thomsom ISI como o segundo cientista mais citado do mundo sobre o aquecimento global. Serão representadas, ainda, ONGs e entidades ecológicas do país, apresentando sua visão acerca da atuação dos meios de comunicação e seus profissionais, bem como sua análise dos impasses ambientais deste início de século.

Ojetivos do 2º. CBJA:
• Contribuir para a qualificação profissional na construção de pautas sobre a temática ambiental, apuração de informações e produção de conteúdos jornalísticos;
• Incentivar a abertura de novos espaços específicos sobre questões ambientais em todas as mídias, consolidar e ampliar a sua presença em outras editoriais além da Geral, especialmente Economia/Finanças e Política;
• Estimular estudantes e profissionais de Comunicação, em particular de Jornalismo, para a pesquisa e produção acadêmica na área ambiental;
• Possibilitar à sociedade o contato com importantes temas da realidade ambiental do país e do mundo.

Mais informações no site do congresso www.cbja2007.com.br.

© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br