segunda-feira, 25 de junho de 2007

Suspeitos de agredir empregada no Rio sofrem "linchamento" virtual

Publicado pela Folha Online em 25/06/07

Suspeito de agredir empregada no Rio recebe centenas de comentários em seu Orkut (Reprodução)

Os perfis no Orkut dos agressores da empregada doméstica Sirlei Dias Carvalho Pinto, 32, já receberam centenas de mensagens indignadas e xingamentos nesta segunda-feira (25). Sirlei foi espancada e roubada na madrugada de domingo (24) por cinco jovens na zona oeste do Rio de Janeiro.

Os suspeitos são moradores de condomínios de classe alta na Barra da Tijuca, também na zona oeste. Três deles foram presos e dois continuam foragidos.

Na web, internautas se mobilizaram para encontrar e atacar perfis dos jovens agressores. O tom das mensagens é de linchamento virtual. "Se eles forem absolvidos, vamos pegar esses caras na porrada", escreveu um dos usuários do Orkut.

Os cadastros de alguns dos suspeitos tiveram os nomes trocados e as fotos retiradas por colegas ou parentes. A manobra serve para cessar os ataques, além de evitar exposição dos rostos.

Agressão
Sirlei relatou à polícia que estava em um ponto de ônibus da avenida Lúcio Costa, na Barra, perto do apartamento onde trabalha e mora, por volta das 4h30 --ela tinha saído cedo para ir a uma consulta médica--, quando cinco rapazes desceram de um Gol preto.

Os jovens começaram a xingá-la, arrancaram a sua bolsa e começaram a chutá-la na cabeça e na barriga. A agressão foi testemunhada por um taxista que passava pelo local.

Eles também são acusados de ter levado pertences de Sirlei, como o telefone celular e a carteira, que tinha R$ 47. Após a agressão, Sirlei Pinto conta que foi até a casa onde trabalha e pediu socorro.

Pelo número da placa do Gol, anotada pelo taxista, a polícia localizou Felipe Macedo Nery Neto, 20, estudante de direito. Ele foi preso e, segundo a polícia, confessou a agressão e forneceu os nomes dos outros quatro acusados.

A partir das informações fornecidas por Nery Neto, foram presos Leonardo de Andrade, 20, técnico de informática, e Júlio Junqueira, 21, estudante de direito.

Na delegacia, Sirlei reconheceu os agressores, depois de ter recebido atendimento médico no hospital Lourenço Jorge, que fica na Barra.

Foragido
Ainda está foragido Rodrigo Bassalo, 20. Rubens Arruda, 19, foi preso nesta manhã e encaminhado para a 16ª DP (Barra da Tijuca). Ambos são estudantes de direito.

Segundo o delegado Carlos Augusto Nogueira Pinto, responsável pelo caso, a famílias de Bassalo já disse que ele vai se entregar. Mesmo assim, diz o delegado, as buscas continuam.

Sirlei reconheceu os dois por fotos e deve voltar à delegacia quando eles forem presos, para novo reconhecimento.

"Eles vão ficar presos até acabarem as investigações, o que vai ser rápido. Eles pedirão com certeza [o habeas corpus]. A vítima ficou muito machucada, com o rosto destruído e o corpo todo inchado", disse o delegado.

Se forem indiciados, os acusados vão responder por tentativa de latrocínio (pena de 7 a 15 anos de prisão em caso de condenação) e lesão corporal dolosa (de 1 a 8 anos de prisão).


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br