sexta-feira, 1 de junho de 2007

Conheça o manual "Captação de Fundos e Mobilização de Recursos para o Trabalho contra o HIV/AIDS"

Publicado no site Women, Children and HIV

O manual, publicado pela International HIV/AIDS Alliance, está baseado na compreensão de que mobilizar recursos (principalmente fundos) é uma necessidade vital para qualquer ong. No entanto, isso pode ser uma tarefa difícil e, caso não seja bem planejada, pode levar muito tempo. O manual apresenta ferramentas para o planejamento e execução do trabalho de mobilização de recursos, de modo estratégico e sistemático, com o objetivo de garantir que ocorra o máximo de retorno com o menor esforço possível e que as organizações permaneçam fieis às suas missões.

O objetivo geral do manual sobre mobilização de recursos é: desenvolver a confiança e as habilidades necessárias às ongs para mobilizar, estratégica e sistematicamente, recursos para o trabalho contra o HIV/AIDS. O manual fornece uma série de informações e atividades para o desenvolvimento de habilidades que podem ajudar as organizações a:
• pensarem de maneira criativa sobre diferentes abordagens envolvidas na mobilização de recursos
• aprenderem como planejar o trabalho de mobilização de recursos a partir de suas necessidades e não de acordo com aquelas dos doadores
• desenvolverem habilidades-chave, como a redação de propostas, planejamento de encontros com provedores de recursos e manutenção de relacionamentos.

Captação de Fundos e Mobilização de Recursos para o Trabalho contra o HIV/AIDS – Um Manual de ferramentas para apoiar as ONGs/OCBs documenta algumas das atividades de assistência técnica implementadas pela a Alliance em conjunto com as ONGs/OCBs associadas em países em desenvolvimento.

Os aspectos mais importantes desta abordagem são que ela usa, principalmente, metodologias participativas, que vinculam o planejamento estratégico à mobilização de recursos, e visa desenvolver habilidades práticas em mobilização de recursos entre os funcionários da organização. Ao publicar este manual, a Alliance tem o objetivo de compartilhar esta abordagem com outras organizações e provedores de apoio a ongs.

Para ver e salvar o manual em PDF, basta clicar no título deste artigo.


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br