domingo, 6 de maio de 2007

Calculadora auxilia empresas a usar leis de incentivo

Publicado no Rede Gife Online
Rodrigo Zavala

Saber o potencial de investimento com incentivos fiscais de uma empresa com apenas um clique. Essa é a proposta da calculadora online disponibilizada pelo GIFE gratuitamente aos visitantes de seu site. Elaborada pela Patrolink, empresa especializada em planejamento e gestão de patrocínios, a ferramenta desmistifica o funcionamento dos incentivos federais, estaduais e municipais, e identifica o percentual de recursos a serem doados.

Na prática, os interessados digitam os valores pagos por suas empresas em impostos e conseguem, instantaneamente, obter as estimativas. “As pessoas sabem que as leis existem, mas não têm idéia como utilizá-las. A informação deve estar facilmente acessível para ampliar sua utilização”, explica Marcos Martins, diretor geral da Patrolink.

A argumentação do profissional coincide com uma das conclusões do recente levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) sobre ação social do setor privado. O estudo, que contou com a participação de 4.109 empresas brasileiras, apontou que apenas 11% delas culpavam a falta de incentivos fiscais como impeditivo para o desenvolvimento de ações sociais.

O resultado abre um paradoxo, quando confrontado com uma análise de dados da Receita Federal feita pelo GIFE: menos de 6% das empresas tributadas pelo regime de lucro real – as únicas no país que podem utilizar incentivos federais – utilizam esse recurso para financiar projetos de caráter social, cultural e educativo.

Esses estudos sugerem que a desinformação sobre a existência das leis de incentivo e a dificuldade de entender seu funcionamento e de identificar o potencial de doação são algumas das razões para a baixa utilização desse recurso.

“O empresário pode querer fazer algum investimento, mas não sabe para quem ligar ou o que fazer. Há 17 tipos diferentes de isenções na calculadora para ele escolher em que investir”, afirma Martins.

A disponibilização da ferramenta no GIFE tem como base a visão da rede sobre o tema. Para a organização, os incentivos fiscais são um importante estímulo para o exercício da cidadania porque seu uso permite a empresas e indivíduos escolherem o destino de recursos públicos.

“Para nós, os incentivos servem, primeiramente, para gerar mobilização social em torno de certas causas – culturais, da infância e adolescência, entre outras. E, ao mesmo tempo, ajudam a aumentar os recursos para áreas-chave de desenvolvimento. Por isso, faz parte dos nossos objetivos, contribuir com a criação de mecanismos que facilitem o uso dos incentivos por um universo maior e mais diversificado de empresas, de forma que isso impacte no fortalecimento de ações de desenvolvimento social”, diz Eduardo Pannunzio, coordenador do Projeto Marco Legal e Políticas Públicas do GIFE.

Ao contrário do que normalmente se imagina, as leis de incentivo podem ser usadas para patrocinar projetos esportivos, ambientais, sociais e educacionais. “A lei da OSCIP pode ser utilizada em todas as áreas, desde que o objetivo da OSCIP tenha afinidade com o projeto proposto. A lei 8.069/90 pode ser aplicada em projetos esportivos que envolvam crianças e adolescentes, e a Lei do ICMS do Rio de Janeiro, também pode ser usada para apoiar o esporte. Além disso, existem muitos benefícios exclusivos para as atividades culturais”, afirma Fábio Cesnik, advogado especializado no uso das leis de incentivo e sócio do escritório Cesnik Quintino & Salinas Advogados, que contribuiu para o desenvolvimento da ferramenta eletrônica.

Faça o cálculo de seu empresa e descubra quanto investir


2 comentários:

Anônimo disse...

Viva! mas que ótima dica. dei destaque no meu blog.
Cláudia, parabéns pelo blog, está riquíssimo!

Anônimo disse...

Puxa, não conhecia essa!
Fomos convidado a participar de uma reunião como CDL Local... Vou estudar essa calculadora já.
Parabéns pelo blog, estou curtindo muito.
Ulisses Oliveira
CDIMMJ



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br