segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Conceitos fundamentais que você precisa saber sobre plano de negócios

Ao pensar em empreendedorismo, logo vem à cabeça a ideia do plano de negócios. Isso acontece por uma razão muito simples, ao fazer o plano de negócios o empreendedor diminui muito os riscos de entrar nas temidas estatísticas de mortalidade de empresas.

O problema é que, apesar de existir muita informação disponível sobre como elaborar o plano de negócios, existem alguns mitos que perseguem os empreendedores na hora de escrever seu plano.


Escreva o plano pelas razões corretas
Normalmente os empreendedores escrevem seu plano por diferentes razões. Apresentar para investidores, concorrer a editais, porque ouviu falar que é importante etc.

Todas essas razões são válidas, mas o maior motivo para escrever um plano é ter uma base para gerenciar a empresa no dia-a-dia. Ao escrever o plano, o time gestor define objetivos e estratégias da empresa, o que é essencial para alcançar resultados palpáveis.

O plano de negócios não precisa ser extremamente longo e complexo
Apesar de ser importante analisar diversos pontos sobre o negócio, ter um plano incompleto é muito melhor do que não ter plano algum. De início, responda perguntas simples como: “Qual é meu produto/serviço?”, “Por que o cliente compraria de mim ao invés do concorrente?” e “Como o cliente ficará sabendo da minha empresa?”.

Depois que essas perguntas básicas forem respondidas, apresente essas ideias para clientes em potencial e veja se eles concordam com isso e pagariam pelo que você quer oferecer. Aí sim, você pode aprofundar sua análise.

Saiba que o plano será alterado constantemente
Por definição, no plano de negócios você levanta possibilidades sem ter certeza se elas irão acontecer. Conforme você trabalha na sua empresa, mais informações irão aparecer e você terá melhores condições de planejar os próximos passos.

Sabendo disso, você precisa ter em mente que não importa quanto tempo seja gasto na análise, esse plano irá mudar e isso é normal. Como já dizia o marechal alemão Helmuth von Moltke: “Nenhum plano de batalha sobrevive ao contato com o inimigo”.

Tenha consciência de que o plano conterá informações imprecisas
Seres humanos simplesmente não conseguem prever o futuro. Portanto, nunca confie totalmente nas informações de mercado e estimativas de receitas e custos.

Porém, apesar de saber que as informações são imprecisas, é essencial levantá-las de qualquer jeito. Ao levantar hipóteses sobre o que irá acontecer com sua empresa, é possível testar essas hipóteses e adaptá-las quando novas informações aparecerem.

Existem modelos disponíveis, mas não se prenda a eles
Um plano bem famoso que é encontrado na internet é o modelo de plano de negócios do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Além dele, meu trabalho de graduação consistiu em uma metodologia para elaboração de plano de negócios baseado em perguntas que sua empresa precisa responder.

A grande questão é que por se tratar de algo que vai servir de base pra gestão da sua empresa, é importante usar um modelo que se encaixe no seu dia-a-dia. Nenhum modelo serve para todos os casos, é fundamental conhecer os principais pontos do seu negócio e criar o plano a partir disso.

Conclusão
Não se prenda demais ao que parece ser o senso comum sobre o plano de negócios. O plano será seu guia para o dia-a-dia da empresa, por isso é tão importante aplicá-lo da sua maneira.

Para mais dicas de plano de negócios, confira a seção Plano de Negócios do Saia do Lugar.


Millor Machado
Engenheiro de Controle e Automação pela UNICAMP com experiência em vendas e consultoria estratégica. É co-fundador da Empreendemia e atualmente escreve sobre empreendedorismo no blog Saia do Lugar.
Santander Empreendedor, 13/07/10


Um comentário:

Polânia disse...

Olá Cláudia

Achei seu blog bem interessante e vou começar a lê-lo frequentemente. Mas também possuo um blog, voltado para a área profissional, sou iniciante ainda, e gostaria de algumas dicas sua, de como posso conseguir patrocínios ou recursos para continuar o blog.
Segue para vc, se possível, dar uma olhada http://www.capacitarh.blogspot.com/

Atc,

Polânia Pelc.



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br