domingo, 14 de novembro de 2010

Ecofunds: investimentos em conservação na região Andino-Amazônica disponíveis na web

O sistema Ecofunds será lançado oficialmente pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) durante a 12ª Assembleia Anual da RedLAC, na cidade de Guadalajara, no México. Financiado pelas fundações Gordon and Betty Moore, Avina e Skoll, o Ecofunds permite monitorar os investimentos realizados em programas e projetos de conservação, bem como identificar as necessidades e oportunidades na região Andes-Amazônia.

Instituições interessadas em cadastrar seus projetos ou conhecer o que vem sendo financiado na região já podem acessar o sistema na Internet, no endereço www.redlac.org/ecofunds. Disponível em três idiomas (Português, Inglês e Espanhol), o Ecofunds já conta com mais de 700 projetos cadastrados. As informações foram registradas por organizações que fazem parte da Rede de Fundos Ambientais da América Latina e Caribe (RedLAC) e parceiros, pontos focais do projeto, distribuídos em sete países da região Andino-Amazônica: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru, Suriname e Venezuela.


Elaine Teixeira Pinto, gerente do Ecofunds no Funbio, explica que não será possível resolver as necessidades de investimento em conservação sem a sistematização das informações sobre o tema. “Isso é consenso entre os pesquisadores da área. Hoje não temos um sistema integrado que monitore os recursos investidos em conservação da biodiversidade, o que acaba gerando ações sem coordenação entre as agências financiadoras”, afirma. “O Ecofunds surgiu para suprir esta demanda, e seus dados servirão para orientar investidores e executores de projetos para uma melhor alocação de recursos e esforços de conservação, promovendo investimentos mais estratégicos e eficazes”, afirma.

Rosa Lemos de Sá, Secretária Geral do Funbio, destaca que o Ecofunds é uma excelente ferramenta para as organizações ambientais que atuam na região, para organizarem seus portfólios de projetos em um sistema eletrônico, com base georreferenciada. “Os relatórios emitidos pelo sistema permitem visualizar os projetos regionalmente e ainda cruzar dados com áreas prioritárias de conservação, espécies ameaçadas, biomas e ecorregiões, pressão humana, estoques de carbono e custo da terra, entre outras informações”, diz. “É um excelente banco de dados, disponível e gratuito, específico sobre conservação da biodiversidade”.

O Ecofunds foi criado a partir de uma necessidade da Fundação Gordon e Betty Moore, que queria conhecer melhor a relação entre seus investimentos em conservação e outras iniciativas similares na região Andes-Amazônia, área onde a instituição já investiu grandes esforços. Como parte das ações feitas na região tem a participação de fundos ambientais – que atuam como instituições intermediárias, conectando doadores nacionais e internacionais a executores e beneficiários locais destes projetos –, a proposta foi muito bem recebida pela RedLAC, que assumiu a execução do projeto.O Funbio, por sua experiência em desenvolver sistemas e por abrigar a presidência da rede, foi escolhido para coordenar a iniciativa, que teve a primeira fase encerrada em 2010. Recentemente, as fundações Avina e Skoll aprovaram um novo aporte de recursos para o Ecofunds, permitindo sua continuidade.

Em busca de novas parcerias
O Ecofunds depende de parcerias estratégicas com as principais instituições atuantes na região para coletar informações consistentes e fornecer resultados que retratem a realidade local de maneira precisa. É uma ferramenta colaborativa criada para unir esforços e disseminar conhecimento sobre os investimentos em conservação.

Entre outras coisas, o sistema permite: acesso a informações para priorização de investimentos e atividades; visualização de lacunas de conservação; acompanhamento das tendências de investimento em conservação na região; e facilidade de interlocução entre doadores e beneficiários.

O portal Ecofunds na internet está estruturado da seguinte forma:
Data Center: base de dados que armazena as informações sobre os investimentos realizados na região.
Oportunidades de Financiamento: espaço para promoção e divulgação das oportunidades de financiamento promovidas por distintos doadores.
Necessidades de financiamento: um banco de projetos e organizações com informação sobre diferentes iniciativas e suas necessidades de financiamento.
Map Engine: um visualizador para localizar projetos e identificar lacunas de conservação sobre um mapa integrado a uma série de camadas de informação georreferenciadas e áreas prioritárias para a conservação.
TrendTracker: análises estatísticas e geração de gráficos sobre os resultados pesquisados.


Funbio, 08/11/10


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br