quinta-feira, 8 de abril de 2010

Aos poucos, empresas aderem às redes sociais

Pesquisa aponta que algumas empresas paulistas encaram os desafios desses sites em nome do relacionamento com os consumidores

Através de um mapeamento detalhados da internet nacional, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) acaba de concluir uma pesquisa inédita sobre o uso das redes sociais pelas micro e pequenas empresas alocadas no estado de São Paulo.


Segundo o levantamento - feito com base em 500 entrevistas de todos os segmentos -, 17% das empresas pesquisadas já possuem cadastros em redes sociais com o objetivo de estreitar o relacionamento com os consumidores e balizarem suas ações junto ao público. Entre as mais ativas nesses ambientes, destacam-se as instituições financeiras com 26% de adesão. "Em contrapartida, o comércio varejista é o que faz menos uso da plataforma, contando com 12% das empresas", conta Sandra Turchi, superintendente de marketing da ACSP.

Quando considerado o porte das empresas ativas nas redes sociais, quase 25% das pequenas empresas se dizem incluídas nesse contexto. "Embora ainda seja um número incipiente, seu potencial é imenso. Cada vez mais, o pequeno e médio empreendedor percebe a importância da web 2.0 para seu negócio e o retorno que pode apresentar no seu dia a dia", aponta a especialista.

Apesar de ainda terem pouca penetração entre as empresas pesquisadas, mais da metade dos respondentes afirmou que já procura monitorar o que é dito na internet. Das que fazem esse tipo de monitoramento, 61% o faz internamente através de um profissional de marketing, de outra equipe ou pelo proprietário. Ainda de acordo com a pesquisa, 27% dos respondentes fazem monitoramento diário e 41% semanal. A maioria, porem, admite não responder aos comentários detectados na rede. "Isso, contudo, não é de todo ruim, pois, nas redes sociais é importante ter muito cuidado e saber como atuar. Não é indicado ter uma atitude invasiva", coloca Sandra.


As mais utilizadas
Entre os endereços sociais mais utilizados, destacam-se Orkut, Twitter e Facebook. O primeiro é apontado como preferido por ter uma base de usuários bastante grande e ativa. Já o Twitter ganhou espaço por apresentar crescimento exponencial e ter como características a praticidade e rapidez. "O Facebook, por sua vez, aparece como a rede mais utilizada no mundo e apresenta ferramentas comuns ao Orkut e ao Twitter. Além disso, a tendência é que seu uso cresça ainda mais", considera Sandra.

Além do relacionamento direto com os consumidores, as redes sociais são consideradas grande aliadas na conquista de novos clientes e na busca de informações de mercado. "O bom relacionamento com os públicos reflete diretamente na imagem da empresa, ajudando a estreitar os vales entre discurso e imagem, ou seja, entre o que se diz e o que é percebido", ressalta Sandra. "Além disso, com as possibilidades de segmentação que as redes sociais proporcionam, elas se tornam canais altamente propícios para efetuar pesquisas de mercado, de público-alvo, lançamento de novos produtos e afins", menciona a executiva.


Mariana Ditolvo
Meio & Mensagem Online, 05/05/10


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