quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O Prêmio Ethos-Valor está com inscrições abertas


Promovido pelo Instituto Ethos em parceria com o jornal Valor Econômico, o concurso é destinado a professores e estudantes universitários para trabalhos acadêmicos sobre responsabilidade social empresarial e/ou desenvolvimento sustentável. Podem participar professores e estudantes universitários de todo o país e de qualquer área de conhecimento.


Na edição anterior, solicitamos que os projetos inscritos estivessem relacionados com a Carta da Terra. O retorno foi tão positivo que decidimos dar continuidade a esse estímulo nesta edição.

Para a categoria Estudantes, o desafio será o de desenvolver artigos sobre responsabilidade social empresarial e/ou desenvolvimento sustentável com os princípios da Carta da Terra. O objetivo é estimular estudos sobre estratégias empresariais que integrem princípios da sustentabilidade. Quem já tem um trabalho pronto ou em desenvolvimento, ou ainda um TCC defendido até 2009, pode perfeitamente se inscrever.

Na categoria Professores, o tema é “Educação para a Sustentabilidade”, como na edição anterior. Os trabalhos devem abordar uma formação universitária que prepare estudantes e professores para lidar com o desafio da sustentabilidade. O tema está relacionado ao desenvolvimento do pensamento sistêmico, ao estímulo ao aprendizado colaborativo e contínuo, ao caráter transdisciplinar e ao desenvolvimento de habilidades cognitivas e relacionais, além da compreensão da cidadania como dimensão da própria educação.

Neste ano, a categoria Mista e Temática, que tem o objetivo de tratar de temas emergentes e das questões mais críticas para as empresas, propõe que grupos formados por no máximo cinco pessoas (incluindo obrigatoriamente professores e estudantes) inscrevam trabalhos sobre o tema “Corrupção”.

A demanda pelo tratamento desse assunto vem da Articulação Brasileira contra a Corrupção e a Impunidade (Abracci), iniciativa de que o Instituto Ethos participa e na qual exerce hoje a secretaria executiva. Podem ser inscritos trabalhos sobre as origens da corrupção, políticas pela integridade e contra a corrupção, práticas antipropina e a relação entre controle social e corrupção, entre outros aspectos. O objetivo final, com o tratamento acadêmico do tema, é a divulgação dos trabalhos de pesquisa e reflexão que estão sendo feitos em nosso país sobre a questão da corrupção, para que possam embasar ainda melhor as iniciativas da Abracci e de cidadãos e organizações em geral contra a corrupção e pela integridade.

A pré-inscrição para o Prêmio Ethos-Valor deve ser feita exclusivamente pelo site www.premioethosvalor.org.br. A inscrição só será efetivada após o envio do trabalho pelo correio. Não há limite de inscrições por autor, categoria ou instituição de ensino.

Prazo para pré-inscrições: De 23 de novembro de 2009 a 5 de abril de 2010.
Prazo para inscrições/envio dos trabalhos: De 23 de novembro de 2009 a 6 de abril de 2010.
Informações: Para mais informações, acesse www.premioethosvalor.org.br ou escreva para premio@ethos.org.br


Instituto Ethos - Informativo 505, 06/01/10


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br