quinta-feira, 12 de novembro de 2009

São Paulo sedia 8ª Expo Brasil Desenvolvimento Local



Cerca de 3 mil pessoas devem participar do encontro. Inscrições são gratuitas

Agentes locais, gestores de políticas públicas e especialistas brasileiros e internacionais em Desenvolvimento Local se reúnem em São Paulo (SP), entre os dias 25 e 27 de novembro, para debater avanços, retrocessos e novos desafios da área no Brasil e no exterior. A 8ª Expo Brasil Desenvolvimento Local deverá reunir cerca de 3 mil pessoas e apresentar 50 sessões entre palestras, painéis temáticos, oficinas e minicursos, bem como uma ampla feira de projetos, produtos e serviços associados ao desenvolvimento local.

A Conferência Magna “Mudança de rumos: um novo padrão civilizatório” será proferida, na tarde do dia 25/11, pelo economista francopolonês Ignacy Sachs, pioneiro da ecossocioeconomia e diretor do Centro de Pesquisas do Brasil Contemporâneo na Escola de Altos Estudos de Ciências Sociais (Paris). A RTS participará em pelo menos duas mesas de debate: “Tecnologias sociais e desenvolvimento local” e “Inovação social para o desenvolvimento sustentável”.

A opção pela realização da edição de 2009 em São Paulo se deve à ênfase dada à questão do desenvolvimento territorial no meio urbano, tendo “Cidades Sustentáveis” como tema de destaque. Outro assunto em evidência este ano é a” Construção de novos rumos face à atual crise sistêmica no padrão de desenvolvimento”, articulando as dimensões econômica, política, cultural e ambiental. Inclusão socioprodutiva, governança democrática em bases territoriais e compromisso ambiental, tendo cultura e comunicação como dimensões transversais, permanecem como eixos temáticos centrais da Expo Brasil.

“O evento é, sobretudo, uma oportunidade de aprendizagem compartilhada, tendo como referência o impulso ao desenvolvimento de base territorial como caminho de superação das desigualdades”, explica o sociólogo e coordenador do encontro, Caio Silveira. As iniciativas locais serão apresentadas por gestores de projetos e lideranças comunitárias, abrangendo diferentes referências quanto ao desenvolvimento local em micro e mesorregiões, bacias hidrográficas, pequenos e médios municípios, grandes cidades e áreas metropolitanas.

As sete primeiras edições da Expo Brasil Desenvolvimento Local, realizadas em 2002 (Brasília/DF), 2003 (Belo Horizonte/MG), 2004 (Olinda/PE), 2005 (Fortaleza/CE), 2006 (Salvador/BA), 2007 (Natal/RN) e 2008 (Cuiabá/MT), reuniram 700 diferentes instituições e redes envolvidas com o tema desenvolvimento territorial e mais de duas mil pessoas em cada edição. Entre os parceiros já confirmados para esta edição estão a RTS, o Sebrae, a Petrobras, o Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal do governo do Estado de São Paulo (Cepam) e o Banco do Nordeste, além de diversos ministérios, prefeituras, entidades da sociedade civil, fundações e universidades.

RTS na Expo
A participação da RTS na Expo Brasil Desenvolvimento Local já é histórica. O 1° Fórum Nacional da Rede foi realizado na quinta edição do encontro, realizada entre os dias 5 e 8 de dezembro de 2006, em Salvador/BA. Com o tema “Tecnologia Social, uma nova cultura de participação para o desenvolvimento sustentável”, o Fórum reuniu 285 participantes de todo o país e foi um momento histórico para a RTS, quando as instituições associadas à Rede se reuniram pela primeira vez.

Na última edição da Expo, em novembro do ano passado, em Cuiabá (MT), a RTS articulou a realização de uma mostra com 11 Tecnologias Sociais, incluindo técnicas de aproveitamento total do coco babaçu, de captação de água da chuva para consumo e produção e de sanitário compostável, além da Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais), do fogão ecoeficiente e do programa H2Sol, um microssistema produtivo de irrigação com uso de energia renovável.

Na penúltima edição da Expo, em dezembro do de 2007, em Natal (RN), foi realizada ainda a Oficina Nordeste de Identificação e Construção de Processos de Monitoramento e Avaliação da RTS. Na ocasião, 40 integrantes da Rede - envolvidos com projetos de reaplicações de Tecnologias Sociais na região - participaram de debates, troca de informações e reflexões sobre formas eficazes de se acompanhar e potencializar as ações da RTS.

A Oficina foi parte das atividades que vêm sendo desenvolvidas pelo Grupo de Monitoramento e Avaliação da RTS (GT de MA) em parceria com o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex), por meio do projeto “Monitoramento e Avaliação das Ações da RTS: um processo de construção coletiva”, patrocinado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Outras informações no site www.expobrasil.org.br


Vinicius Carvalho
Notícias da Rede – Nº 105 – 12/11/09


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br