quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O preço da mensuração

Segundo especialistas, trabalho de monitoramento da rede é caro, mas proporciona análise profunda e evidencia oportunidade de negócios

Muito se prega a internet e o fenômeno das redes sociais como mídias baratas, mas pouco se comenta o custo de mensurar resultados e reputação na rede. "Há os que acreditem que o trabalho de monitoramento feito por empresas especializadas no ambiente online dependem exclusivamente de adventos tecnológicos e ferramentas bem construídas, quando na verdade o trabalho bem feito demanda um minucioso trabalho análitico que somente a mão-de-obra humana qualificada é capaz de executar", disse Martha Gabriel, CIO da New Media Developers, durante o Seminários Info.

Segundo Cassio Dreyfuss, vice-presidente do Gartner, as ferramentas são essenciais para detectar os assuntos e tópicos mais comentados, mas, a partir daí, é preciso fazer uma análise profunda para que os resultados correspondam à realidade. "Monitorar de fato é algo caro, mas que resulta em grande valor agragado para a marca que contrata. Depois da análise cabe à empresa tomar as atitudes cabíveis para conquistar um consumidor ou reverter uma imagem negativa na internet", comentou.

Alessandro Barbosa Lima, CEO da e-Life, acrescentou ainda que é possível detectar oportunidades de negócios e prever como o mercado vai se comportar no futuro de acordo com os resultados de monitoramento e análise. "Com o trabalho que fazemos é possível avaliar as intenções de compra que circulam pela rede e projetar os produtos mais procurados e oportunidades de crescimento para determinados segmentos. Também é possível ver o consumidor que está insatisfeito e pretende mudar de marca ou produto. Daí sai um raio-x do futuro", afirmou.

De acordo com os participantes do painel, os setores mais queimados no ponto de vista dos usuários da rede são os de telecomunicações, bancos e automóveis, enquanto o que compreende perfumaria e cosméticos estão cheios de moral nesse ambiente.


Mariana Ditolvo
Meio & Mensagem Online, 21/09/09


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br