segunda-feira, 11 de maio de 2009

Eletrocooperativa lança novo portal

Oferecer em um ambiente virtual colaborativo cursos, tutoriais e diversas ferramentas para que jovens artistas consigam produzir e divulgar suas músicas, vídeos e programas de rádio e, a partir daí, gerar renda. Essa é a proposta do Portal Eletrocooperativa, lançado no último dia 15 de abril.

O site busca ampliar o alcance do Instituto Eletrocooperativa, que há seis anos trabalha com as ideias de desenvolvimento sustentável, produção cultural e distribuição de renda a partir do acesso de jovens aos meios digitais que facilitam a gravação, produção e difusão de suas criações. “Fazer a distribuição de renda através da produção cultural”, resume a coordenadora da Eletrocooperativa e responsável pelo novo portal, Suzana Pamponet.

No site, os jovens podem disponibilizar seus trabalhos para que outras pessoas possam conhecê-los. “Há muitos jovens que possuem um grande potencial para produzir vídeos, músicas, programas de rádio, fotografias e não sabem como e onde fazê-lo”, explica Suzana.

Para isso, como em outros sites de relacionamento, cada participante tem um perfil, um espaço onde pode falar sobre si mesmo e mostrar suas produções. Lá é possível, por exemplo, inserir links de vídeos e disponibilizar arquivos de áudio. Todas as produções publicadas serão licenciadas em creative commons - conjunto de licenças padronizadas para gestão aberta, livre e compartilhada de conteúdos e informação.

Para que as produções gerem renda, existem duas possibilidades. Primeiro, através da compra direta do produto ou do incentivo à produção cultural por meio de patrocínio de terceiros, como empresas ou outras instituições. Em segundo lugar, o mais comum, empresas investem na Eletrocooperativa para a produção de um determinado trabalho cultural.

Para exemplificar, investidores podem optar por investir R$ 50 mil divididos em prêmios de R$ 1 mil para que os jovens digam o que pensam sobre a educação nas suas cidades. A partir daí, cabe à curadoria dos trabalhos definir quais são os melhores e distribuir as quantias. Suzana explica que “é papel da Eletrocooperativa fazer a mediação entre tornar viável a divulgação dos trabalhos dos jovens e organizar a maneira como ele poderá receber por esta sua atividade”.

Dessa maneira, o portal busca valorizar economicamente a produção, mas não esquece a importância pedagógica e social da criação. Desenvolvido na plataforma WordPress, o código do site é aberto, o que possibilita que os usuários consigam ajudar a aprimorá-lo.

A proposta de construir um espaço colaborativo não é considerado um impeditivo para a publicação de produtos de qualidade. “No Youtube, por exemplo, pode-se colocar o quiser. O nosso foco não é este, pois prezamos que as produções tenham qualidade. Para isto criamos um serviço de Microblogging onde as pessoas podem colocar suas dúvidas e também solucionar eventuais problemas de outros integrantes do Portal”, explica Suzana.

Por fim, também há uma iniciativa por parte da organização do portal em sempre mantê-lo o mais didático possível. “Nele existem tutoriais e outras formas de apoio para que as pessoas interessadas em começar sua própria produção tenham uma base técnica para isto. Nossa curadoria também sempre está de olho para evitar que conteúdos impróprios sejam postados para respeitar a todos que o acessam. Com o tempo também temos dado dicas para os usuários, como por exemplo, nomes de usuários confusos, que podem prejudicar o usuário na hora de manter contato com um interessado na sua obra”, conclui.


Por Alexandre Saconi, do Aprendiz
Envolverde, 27/04/09
© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br