sexta-feira, 24 de abril de 2009

Portal Busca Jovem abre inscrições para entidades sociais interessadas em participar da iniciativa

Organizações focadas na formação e qualificação profissional dos jovens para o mercado de trabalho podem se inscrever no Portal Busca Jovem. A iniciativa é do Grupo de Afinidade em Juventude (GAJ) do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife), criado para apoiar a colocação de jovens no mercado e aproximar empregadores e organizações formadoras que trabalham com esse público. O Portal está com inscrições abertas a novas entidades sociais que desejam participar do projeto e ter acesso a todos os serviços oferecidos gratuitamente.

O Portal é o resultado de uma construção conjunta de uma rede de patrocinadores integrantes do GAJ, com expertises diversas e uma forte capacidade de articulação: Fundação Avina, Basf, Fundação Bunge, Citi, Instituto Hedging-Griffo, Instituto ibi, Fundação Iochpe, Instituto Social Maria Telles – ISMART, Fundação Itaú Social, Instituto Unibanco e Instituto Votorantim. Recebe ainda o apoio das organizações Atletas pela Cidadania e Projeto Conexão. Há sete meses no ar, já estão cadastradas 51 organizações sociais, que oferecem cursos nas áreas de vendas, web design, eventos, turismo, administração, preparação para o primeiro emprego e formação de aprendizes, entre outros.

Podem participar organizações sociais que atuam na qualificação profissional de jovens, como formação de aprendizes, ensino técnico ou profissionalizante de nível médio, cursos de capacitação de jovens portadores de deficiência, entre outros.

No Portal, as organizações publicam informações sobre os cursos oferecidos a esse público, informando a carga horária e o número de jovens em condições de contratação. Após esse cadastramento, as entidades podem acessar todas as vagas disponíveis no site e verificar quais jovens atendem ao perfil desejado. Caso tenha candidatos, a instituição poderá responder aos anúncios das empresas, consultorias de recursos humanos ou centrais de empregos postados e estabelecer o contato oportuno para verificar detalhes sobre o processo seletivo.

As vagas publicadas no site, atualmente, estão concentradas na cidade de São Paulo e região metropolitana. Mas, a proposta do Portal é expandir também para outras regiões, como Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás. Geralmente as vagas publicadas são voltadas para jovens a partir de 18 anos, com Ensino Médio completo. Para menores de 18 anos, as oportunidades são na condição de aprendizes. Há também anúncios para pessoas com deficiência.

É importante que a entidade atenda jovens com este perfil ou tenha acesso a um banco de dados atualizado com os contatos de ex-alunos que possam ser contatados rapidamente.

O Busca Jovem conta com a parceria do Projeto Conexão - Rede Cidadã, que oferece apoio às organizações participantes do Portal, por meio de palestras de orientação profissional e da aplicação de testes que contribuem para o encaminhamento do jovem ao mercado de trabalho.

No Portal, as organizações podem também acessar diversas matérias sobre empregabilidade e juventude, pesquisas e estudos lançados sobre o tema, além de esclarecer dúvidas sobre legislação, em especial itens como Lei da Aprendizagem e Lei do Estágio, entre outras.

Serviço
Para participar do Busca Jovem, basta enviar um e-mail para: contato@buscajovem.org.br e solicitar o Manual com o passo a passo de como utilizar o Portal Busca Jovem. A entidade fará o cadastro inicial em link exclusivo de acesso e, após a aprovação da equipe do Portal, poderá cadastrar os cursos oferecidos aos jovens. Se desejar, será possível ainda fazer um anúncio da turma, que será veiculado na home do site, dando maior visibilidade ao grupo.


Boletim Setor3, Edição nº 233, 24/04/09


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br