quinta-feira, 9 de abril de 2009

ONGs que atuam com a causa da deficiência podem participar de projeto apoiado pelo BID

Organizações não governamentais de todo o País, interessadas em atuar ou ampliar os serviços prestados às pessoas com deficiência, podem participar de um Programa de Cooperação Técnica Internacional desenvolvido por meio da parceria estabelecida entre a AVAPE, instituição filantrópica beneficente de assistência social, com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Fundo Multilateral de Investimentos (FUMIN).

“Este programa inclui ações empreendedoras e metas arrojadas que irão prover oportunidades para o mundo do trabalho para milhares de pessoas com deficiência no Brasil, por meio da atuação de organizações que farão parte da Rede Social AVAPE”, afirma Mariana Lorca, responsável pela área de Relações Internacionais e Projetos da AVAPE.

Ainda, segundo a executiva, a Lei de Cotas (Lei 8.213), que torna obrigatória para empresas com mais de 100 funcionários a reserva de 2% a 5% das vagas para pessoas com deficiência contribui para acelerar a inclusão social e movimenta empresas e organizações de terceiro setor a se especializarem nesse processo de inclusão, o que torna ainda mais importante a disponibilização de serviços de atendimento e capacitação especializados.

A Rede AVAPE é um projeto de expansão que visa à multiplicação da marca e metodologia consolidada dos programas AVAPE na área da reabilitação, capacitação e inclusão de pessoas com deficiência, baseado em um modelo de gestão similar ao de franquia social. Instituições provenientes de qualquer região do País poderão se licenciar para atuar nesse segmento.

As organizações selecionadas para fazer parte da Rede se beneficiarão do apoio do projeto em parceria com o BID, e receberão treinamentos especializados para a gestão e para a implantação dos processos e padrões adotados pelos programas. “Nosso objetivo é promover as competências de pessoas com deficiência, levando a outras regiões todo o conhecimento adquirido ao longo de 26 anos de história”, explica Mariana.

Expansão
O projeto foi idealizado pela AVAPE a partir da constatação da necessidade de programas especializados para atender a pessoa com deficiência em outras partes do Brasil, além das empresas que necessitam cumprir a Lei de Cotas. “A inclusão de pessoas com deficiência demanda serviços específicos desde o atendimento clínico até a inclusão no mundo do trabalho”, diz Mariana Lorca.

O desenvolvimento do programa se iniciou com um estudo de geomarketing que identificou 125 cidades do Brasil com potencial para receber uma unidade AVAPE. Os critérios de elegibilidade utilizados na identificação desses locais levaram em consideração cidades com mais de 200 mil habitantes e que possuem cobertura de Internet banda larga, população com deficiência em idade produtiva, organizações nas áreas de saúde e deficiência, empresas socialmente responsáveis e universidades.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2000, 14,5% da população brasileira possuem algum tipo de deficiência, o que significa, com atualização percentual da população, cerca de 27 milhões de pessoas.

Metas
Até 2011, a meta é a instalação da Rede AVAPE em todas as regiões brasileiras, incluindo a capacitação de nove mil pessoas com deficiência,1000 reabilitadas profissionalmente e quatro mil preparadas para o mercado, das quais 1.200 deverão ser colocadas/incluídas.

Como participar
As instituições interessadas em se inscrever para participar da Rede AVAPE devem preencher o formulário disponível no site www.avape.org.br/redeavape
Informações: (11) 3055-5000 ou pelo e-mail convocatoria@avape.org.br

Sobre a AVAPE
Com 26 anos de atuação, a AVAPE (Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais) é uma instituição filantrópica beneficente de assistência social, que tem como missão promover as competências de pessoas com deficiência. Fundada em 1982, a entidade é considerada modelo de gestão e foi a primeira em sua área a receber a certificação ISO 9001. A AVAPE é reconhecida pelo trabalho de prevenção, diagnóstico, reabilitação clínica e profissional, qualificação e colocação profissional, programas comunitários e capacitação em gestão para organizações sociais. Oferece atendimento a pessoas com todos os tipos de deficiência, do recém nascido ao idoso. Desde o seu início, já realizou mais de 18 milhões de atendimentos gratuitos e inseriu 10 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Na busca de parâmetros internacionais, mantém parcerias e termos de cooperação técnica com diversas organizações do mundo.


Fonte: AVAPE
Portal do Voluntário, 03/04/09


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br