terça-feira, 9 de setembro de 2008

Petrobras mantém participação no Índice Dow Jones de Sustentabilidade

A Petrobras manteve pelo terceiro ano consecutivo a participação na composição do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) - o mais importante índice mundial de sustentabilidade.

A informação foi dada em nota divulgada na noite desta quinta-feira (4) pela assessoria de imprensa da estatal, para quem, com a renovação, “a companhia se consolida como uma das oito empresas brasileiras mais sustentáveis”.

As informações da Petrobras indicam que, para ser incluída no índice - que é usado como parâmetro para análise dos investidores social e ambientalmente responsáveis - são avaliados os desempenhos econômico, ambiental e social de mais de 2.500 empresas em 57 setores, em todo o mundo. Atualmente, apenas 20 empresas mundiais de petróleo e gás integram o índice.

De acordo com os critérios de avaliação do índice, a Petrobras se destacou “por sua transparência, gestão da marca, desempenho ambiental, biodiversidade, desenvolvimento de recursos humanos e cidadania corporativa, permitindo que sua pontuação total aumentasse de 70 em 2007 para 73 em 2008”.

Ainda segundo a Petrobras, o crescimento da pontuação foi no critério "Dimensão Econômica", com grande destaque para o setor de Exploração e Produção, que saltou de 21% para 75%.

“A permanência no índice demonstra o reconhecimento do empenho da companhia, nos últimos anos, na área ambiental, na transparência de seus processos contábeis, de divulgação e em governança corporativa”, diz a nota.

A Petrobras informou que, atualmente, perto de US$ 6 bilhões estão investidos em fundos que se baseiam exclusivamente nas empresas pertencentes aos índices DJSI.

No Brasil integram o índice as seguintes empresas: Aracruz Celulose, Banco Bradesco, Banco Itaú, Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), Itaúsa Investimentos, Usiminas e Votorantim Celulose e Papel.

No setor de Petróleo e Gás estão incluídas: AMEC, BG Group, BP, ENI, EnCana Corp., FMC Technologies, Gamesa Corporacion Tecnológica, Neste Oil Oyj, Nexen, Noble, Repsol YPF, Royal Dutch.


Nielmar de Oliveira, da Agência Brasil
Envolverde, 05/09/08
© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br