quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Após incêndio, família doa piano de US$ 130 mil ao Cultura Artística

Teatro havia perdido dois pianos Steinway em incêndio no último domingo, um deles também doado pelos Baumgart
Teatro já recebeu outras ofertas, como a de reconstrução do mosaico de Di Cavalcanti e a promessa de doações em dinheiro


Dois dias depois do incêndio que devastou o teatro Cultura Artística, no centro de São Paulo, a sociedade mantenedora das salas de espetáculo recebeu a oferta de um novo piano Steinway. O modelo destruído, um Gran Concerto Model D, avaliado em US$ 130 mil, já havia sido doado pela família Baumgart, que refez a oferta.
O instrumento estava havia quatro meses no teatro, com outro Steinway Concert Grand, de cerca de 20 anos.

"Roberto Baumgart, que havia nos doado um piano, prometeu doar outro, igual ao que ele já havia doado, apesar de termos deixado bem claro que o piano está coberto pelo seguro", disse à Folha Eric Klug, responsável pelo departamento de relações institucionais da Sociedade de Cultura Artística.

Segundo Klug, o teatro já recebeu outras ofertas, como a de reconstrução do mosaico de Di Cavalcanti, que perdeu algumas pastilhas no incêndio, e apoio de metade dos 14 patrocinadores, que teriam se comprometido a doar dinheiro.
Ontem, um novo foco de incêndio, com fumaça de 15 m, surgiu à tarde no que restou do teatro, assustando vizinhos.

O teatro foi parcialmente destruído na madrugada de domingo por um incêndio -ainda de autoria desconhecida- que começou no palco da sala Esther Mesquita, no segundo andar do prédio, e causou a queda do teto de 3.000 m2 sobre a platéia de 1.156 lugares. Ninguém se feriu. Na ocasião, os bombeiros levaram oito horas para apagar o fogo.

Ontem, segundo o tenente Renato Auricchio, do 1º Grupamento dos Bombeiros, três caminhões da corporação, adaptados com mangueiras de água, combateram os novos focos de incêndio e eliminaram as fontes de calor. O trabalho foi concluído duas horas depois.

"Foi detectada uma reignição do incêndio. Acontece que a água que utilizamos no incêndio anterior está evaporando." Os bombeiros removeram o material que estava provocando a fumaça e fizeram o resfriamento do local com água.


Vinícius Queiroz Galvão e Kleber Tomaz
Folha Online, 20/08/08


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br