sábado, 29 de março de 2008

Marketing esportivo no Brasil carece de profissionalização

José Estevão Cocco, presidente da J. Cocco Comunicação

Ainda falta ao marketing esportivo praticado no País maior profissionalização. Há carência de informações que sirvam de base para a tomada de decisão pelos anunciantes. Na dúvida, eles não investem, alerta o especialista José Estevão Cocco, presidente da J. Cocco Comunicação.

“No marketing esportivo, o importante não é competir, mas vencer. E para vencer é preciso conhecimento”, diz Cocco, que participou nesta sexta-feira (28/03) do comitê de Marketing da Amcham-São Paulo.

De acordo com ele, a maior dificuldade na área é adequar as modalidades esportivas às marcas e aos objetivos das empresas patrocinadoras. Não valeria a pena, por exemplo, que uma marca popular investisse no golf.

Cocco considera também que o segmento se ressente da escassez de profissionais especializados, o que cria uma barreira junto a agentes de mídia e patrocinadores exigentes. “O profissional de marketing esportivo por enquanto está muito mais para cartão vermelho do que para amarelo”, compara.

Robert Mills,
gerente de Marketing da ESPN no País

Metas
Também presente à reunião, o gerente de Marketing da ESPN no Brasil, Robert Mills, elenca os principais objetivos do marketing no esporte:
. Consumo movido a emoção;
. Exploração da fidelidade para valorizar a marca;
. Criação de lealdade e identidade com a marca;
. Definição de diferenciais competitivos;
. Maximização de resultados;
. Análise do retorno sobre o investimento;
. Comunicação em veículos da mídia convencional e da alternativa;
. Ativação promocional;
. Patrocínio de eventos;
. Ações de relacionamento e fidelização.

“O aspecto paternal na negociação de patrocínio foi-se há muito tempo. Hoje a empresa quer resultado”, assegura Mills.

A indústria esportiva e cultural movimenta hoje no País cerca de R$ 60 bilhões, o equivalente a 3% do Produto Interno Bruto, segundo informações da Fundação Getúlio Vargas. Nada menos que 60% das marcas mais lembradas pela última pesquisa Top of Mind têm ligação com o esporte.

Para participar do comitê de Marketing da Amcham-São Paulo ou conhecer seu trabalho, clique aqui.

Publicado no site da Amcham em 28/03/08


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