segunda-feira, 30 de abril de 2007

Diminui “abismo digital” entre ricos e pobres

Publicado no INFO Online na sexta-feira, 27 de abril de 2007

Estudo aponta que países em desenvolvimento estão diminuindo seu atraso no uso de tecnologias digitais.

O estudo foi organizado pelo instituto americano Economist Inteligence Unit e contou com a ajuda da IBM, que auxiliou os pesquisadores a definir a metodologia de análise.

O estudo avaliou as 69 mais importantes economias do mundo, incluindo algumas nações da África, segundo seu nível de produção de software, acesso a internet pela população, qualidade da conexão à web, uso e disponibilidade de redes móveis e infra-estrutura telecom, entre outros critérios.

A análise apontou Dinamarca, Estados Unidos e Suécia como os melhores países do mundo em termos de desenvolvimento digital. O estudo revelou, no entanto, que vêm caindo a diferença que separa os países líderes em TI das nações mais atrasadas.

De acordo com o relatório, a expansão do acesso à web é mais veloz em nações da Ásia e da África que em países desenvolvidos. O Brasil aparece na posição 43 do ranking. De acordo com o estudo, o Brasil vêm melhorando seu ambiente para atrair investimentos em TI, bem como apresenta políticas para inclusão digital.

Na análise, no entanto, o Brasil é criticado por realizar este avanço de forma mais lenta que outros países em desenvolvimento. Um dos pontos negativos apontados no Brasil é o custo da conexão à internet banda larga, considerado alto em relação a outras nações.

Felipe Zmoginski, do Plantão INFO


Um comentário:

Anônimo disse...

Isso é o que chamo de uma boa notícia! sinal de que o trabalho que nós, agentes de inclusão digital, estamos fazendo está dando resultados. ;)



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br