sábado, 19 de setembro de 2009

Harvard de roupa nova

Símbolo de ensino de qualidade, universidade americana lança grife de luxo para diversificar receitas e atenuar suas dificuldades financeiras

Pense em uma roupa que leva a marca de uma universidade. Provavelmente a imagem que vem à mente é uma blusa de moletom com o nome da instituição (como na foto ao lado).

Essa ideia está para mudar. No mês passado, a Universidade de Harvard anunciou um contrato de licenciamento com a Wearwolf, um grupo de moda americano especializado em fornecer roupas para grifes de luxo.

O que vem por aí são camisas, ternos, blazers, gravatas e acessórios arrojados, que resultam da interpretação da Wearwolf para o que os homens de negócio, em especial aqueles que estudaram em Harvard, poderiam usar.

O estilo nada tem a ver com o nome Harvard estampado em letras enormes. São roupas que acompanham a tendência da moda conforme a estação. Batizada de Harvard Yard, a grife chegou a ser comparada - com certo exagero - à americana Ralph Lauren.

Com preços que variam de US$ 160 a US$ 495, as peças devem chegar a lojas de departamento de luxo entre fevereiro e março do ano que vem. "Não é uma marca para estudantes mas para homens bem-sucedidos que estão na faixa dos 25 aos 45 anos", disse à DINHEIRO Jeffrey Wolf, vice-presidente da Wearwolf.

"A Harvard Yard não será destinada só ao mercado americano. No futuro próximo, queremos ingressar em vários países, inclusive no Brasil." Quanto mais ambiciosos os objetivos da Wearwolf, melhor para a Harvard, que ganhará royalties sobre as vendas.

Harvard possui mais de 100 contratos de licenciamento de produtos, como chaveiros, canetas e camisetas, mas as receitas geradas por esse negócio ainda são irrisórias. A estratégia é justamente impulsionar essa área. Os lucros são para financiar bolsas de estudo para alunos.

Como tudo o que envolve o nome Harvard, a criação da grife gerou uma saraivada de críticas. Na semana do anúncio do contrato, não faltaram comentários e piadas na mídia envolvendo o nome da nova grife. Uma delas brincava que usar a roupa seria tão difícil quanto entrar em Harvard, pois só seria possível se a geração anterior já a tivesse usado antes - em uma alusão irônica à tradição de famílias que há décadas frequentam a universidade.

"A marca Harvard Yard traz as mesmas aspirações que envolvem o nome da universidade, como status, glamour e a sensação de estar entre os melhores do mundo", diz Luiz Angelotti, proprietário da Angelotti Licensing, especializada em licenciamentos. "A nova marca tem tudo para ser uma grande grife internacional e abrir enormes possibilidades de ganho."

Harvard vive um período de dificuldades financeiras, o que também explica o interesse da universidade por projetos capazes de gerar novas receitas. A crise mundial afetou as grandes instituições de ensino dos Estados Unidos, que viram as doações monetárias minguarem nos últimos meses.

Em Harvard, as arrecadações caíram de US$ 36,9 bilhões no biênio 2007/2008 para US$ 26 bilhões no ano encerrado em 30 de junho passado. Em Yale, outro símbolo estudantil americano, as arrecadações caíram de US$ 22,9 bilhões para US$ 16 bilhões.

"Em momentos de crise, é óbvio que as doações diminuem", afirma André Delben Silva, administrador do Harvard Business School Club of Brazil, uma associação de ex-alunos brasileiros que estudaram na universidade.

"Depois, as doações voltam, pois se trata de uma prática arraigada na cultura americana,como se ela fosse um gesto de agradecimento à universidade." Obviamente, Harvard está longe da falência, mas um estudo recente concluiu que ela terá de cortar custos nos próximos meses.

O desafio é fazer isso sem afetar a qualidade do ensino. Harvard é um ícone mundial. No mês passado, ficou em segundo lugar no índice Webometrics, um ranking semestral que aponta as melhores universidades do mundo


Carolina Guerra
Boletim IstoÉ - Edição 2080, 19/09/09


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