domingo, 26 de agosto de 2007

Segurança na Internet: Phishing

Publicado no blog Pau no Micro

Você é curioso, carente, desinformado ou adora levar vantagem? Então você é uma vítima perfeita para um golpe de Phishing.

"Phishing é um tipo de fraude eletrônica projetada para roubar informações valiosas particulares. Em um phishing (também conhecido como phishing scam , ou apenas scam), uma pessoa mal-intencionada envia uma mensagem eletrônica, geralmente um e-mail, recado no site Orkut ("scrap"), entre outros exemplos. Utilizando de pretextos falsos, tenta enganar o receptor da mensagem e induzi-lo a fornecer informações sensíveis (números de cartões de crédito, senhas, dados de contas bancárias, entre outras) ou baixar e executar e arquivos que permitam o roubo futuro de informações ou o acesso não autorizado ao sistema da vítima ." (Wikipedia)

Para conseguir dinheiro fácil, os mal-intencionados da rede só precisam de uma história convincente para fazer com que a vítima clique num link que acompanha a mensagem. Pronto! Quando o internauta segue a sugestão, com a intenção de "aproveitar essa oportunidade imperdível", instala involuntariamente em seu computador um programa que pode desativar softwares de segurança, apagar arquivos ou até roubar as informações do micro - agora infectado.

Para o pessoal que adora um Top 10, aí vai uma lista do Pc World de golpes brasileiros mais comuns:
1) Você está sendo traído: Realmente , as pessoas não confiam muito em seus parceiros. Os anos passam, mas ainda tem gente que acredita nessa mensagem e clica no link "para as fotos com a traição".
2) BBB: O Big Brother Brasil é uma fonte de mulheres bonitas para as revistas masculinas e de iscas de phishing. Não acredite em mensagens do tipo "veja as fotos proibidas de Íris", "imagens inéditas da Grazi" ou "parabéns, você foi sorteado".
3) Vídeos eróticos de celebridades: "Cenas tórridas de Daniella Cicarelli", "vídeo de Juliana Paes", "imagens exclusivas de Deborah Secco com o novo namorado". São iscas que geram muito cliques em links para programas espiões.
4) Piada do Humor Tadela/Charges.com.br: Com o objetivo de rir um pouco , muita gente acredita nos e-mails que usam indevidamente os nomes desses populares sites de piadas para instalar programas espiões.
5) Cartão virtual: "Alguém que te ama muito te mandou um cartão virtual." Assim começa um phishing muito popular. Clicou, dançou.
6) Tragédias: Isso mesmo. Criminosos não têm escrúpulos. Massacre nos Estados Unidos , morte da Kelly Key, acidente aéreo com centenas de mortes, criança assassinada brutalmente, tudo é isca para eles.
7) Conta que não foi paga: Que conta é essa que eu não paguei? Vou clicar para ver do que eles estão falando... Nem pense nisso! Muitas mensagens chegam com textos sobre contas da Vivo, Embratel e Tim, entre outras, para convencê-lo a clicar. É roubada.
8) Sua compra foi concluída: O nome da loja varia. Pode ser Americanas.com, Submarino, Fnac ou outra qualquer. Mas todos os golpes nesse estilo afirmam que sua conta foi concluída e exibem links para que você confira. Tudo para te pegar.
9) Serasa /SPC: Você é um mau pagador e seu nome consta na lista de devedores do SPC ou Serasa. Não caia nessa.
10) Sua conta do Orkut será cancelada: "Mas eu não fiz nada de errado!" Mesmo que você tenha aprontado muito no Orkut, não acredite nas mensagens que afirmam que sua conta será encerrada. O Orkut não fica mandando emails ameaçando ninguém.

Mesmo sabendo que quem cai nesse tipo de golpe não vai ler isso aqui, fica o alerta:
Receita Federal , Bancos, Serasa, Justiça Eleitoral, Cartórios, (etc...), não mandam e-mails pedindo seus dados ou enviando formulários de cadastro. Ah, e pára de acreditar em coisas que vêm de graça em e-mails de gente que você nem conhece.

Mais...

Brasil falha em democratizar web, diz estudo latino-americano

Da Folha Online*
Publicado pela
Toca da Cathy em 25/08/07

Charge do site Humortadela

Um estudo divulgado nesta terça-feira (7) indica que os programas brasileiros para disseminar o uso das novas tecnologias são insuficientes para superar as diferenças em relação aos países desenvolvidos. Esse problema, advertiu a pesquisa, pode "reforçar as desigualdades existentes".

"Com o ritmo atual, demoraremos algumas décadas para chegar aos níveis de desenvolvimento que os países avançados apresentam hoje", afirma o estudo "Mapa das Desigualdades Digitais no Brasil", elaborado pela organização intergovernamental Ritla (Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana).

O documento acusa os programas brasileiros de "fragmentar" e "setorizar" as estratégias de inclusão digital, o que é causado "pela ausência de uma política pública de Estado que estabeleça as metas, as estratégias e os investimentos necessários para reduzir as desigualdades".

"Grupos privilegiados"
Segundo dados da Ritla, o programa para instalar computadores em todas as escolas do país até 2010, anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, "beneficiou até agora, e em maior medida, os grupos privilegiados".

Em abril, o governo Lula anunciou investimentos de R$ 1 bilhão para desenvolver o sistema educacional brasileiro. Entre as medidas anunciadas estava a informatização das 130 mil escolas públicas do país, para o que o Ministério da Educação investirá cerca de US$ 400 milhões até 2010.

A Ritla estimou em 36.816 o número de escolas que já têm laboratórios de informática, mas só 29.890 possuem acesso à internet e estão principalmente concentradas em áreas urbanas e de renda mais alta.

Segundo o estudo, a metade dos alunos de maior renda, que também têm mais acesso às novas tecnologias em casa, utiliza a internet nas escolas primárias, 170% a mais que os alunos de famílias com menor poder aquisitivo. A desigualdade digital entre ricos e pobres que o estudo indica se agrava entre as regiões mais ricas, como Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, e Estados como Alagoas, Piauí, Sergipe e Pará.

A Ritla afirmou que a diferença do acesso à internet entre a população pobre de Alagoas e a de maior renda da capital é de 154%, muito superior à diferença entre o Brasil e países desenvolvidos como a Suíça, que supera em 76,2% o país sul-americano em acessos à rede.

* da Efe, em Brasília

Mais...



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br