Caravana do Esporte inicia sua quinta temporada
Projeto social da ESPN Brasil agora está inscrito na Lei de Incentivo ao Esporte e contará com o patrocínio da Fundação Telefônica, IBM, Unibanco e CCR
A "Caravana do Esporte", projeto social da ESPN Brasil, está entrando no seu quinto ano de atuação, agora com uma grande novidade: a iniciativa está inscrita na Lei de Incentivo ao Esporte, que permite que as empresas invistam parte do imposto de renda em projetos esportivos. Esse fato incentivou as empresas a apoiarem o projeto, que agora conta com o patrocínio da Fundação Telefônica, IBM, Unibanco e CCR.
Este ano o projeto social estará aliado à "Caravana da Música", para mostrar que arte e esporte se complementam, e pretende atender 100 mil jovens e 14 mil professores em todo país. Germán Hartenstein, diretor geral da ESPN, afirmou que os professores fazem a diferença no processo, pois depois que a caravana vai embora, eles é quem são os responsáveis por dar continuidade ao projeto.
Adriana Saldanha, diretora da Caravana do Esporte e da Caravana da Música, afirmou que o projeto reúne três elementos: cabeça (razão), mãos (maneira de colocar as coisas em prática) e alma (coração). Além disso, visa reunir parceiros, atletas, apoiadores e pessoas que acreditam que por meio de ações deste porte podem transformar o País. As quatro grandes empresas (Fundação Telefônica, IBM, Unibanco e CCR) irão patrocinar as 15 etapas da Caravana do Esporte, até julho de 2010. O valor total do patrocínio é de mais de R$2,2 milhões.
Desde 2005 quando foi criada, a Caravana já visitou 36 cidades em 15 estados brasileiros, em parceria com a Unicef - Fundo das Nações Unidas para a Infância, que é quem indica quais cidades serão atendidas, e com o Instituto Esporte e Educação, presidido por Ana Moser. O Instituto da ex-atleta desenvolve toda a metodologia aplicada no trabalho social e uma rede com 50 atletas, que conta com grandes nomes do esporte brasileiro, que trabalham como voluntários nas caravanas, entre eles a própria Ana, além de Diogo Silva (tae kwon do), Daiane dos Santos (ginástica), Flávio Canto (judô), Ida (vôlei), Sócrates (futebol), Lars Grael (iatismo) e Antônio Carlos Barbosa (técnico de basquete), entre outros.
O skate é a mais nova modalidade do projeto para essa temporada. Além de praticar o esporte, as oficinas realizadas ensinarão os jovens a construírem seu próprio skate. Isso é uma marca da Caravana, que por onde passa ensina os participantes a fabricarem os instrumentos necessários para o desenvolvimento de cada modalidade, como uma maneira de garantir a sustentabilidade da ação .
Ana Moser contou que a intenção da Caravana é "capacitar às pessoas, o município como um todo, para que esses criem projetos que possam captar recursos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, pois hoje existem mais empresas interessadas em patrocinar do que projetos a serem financiados".
Já Hartenstein revelou que por ser um projeto de responsabilidade social, toda a verba arrecada é destinado às ações da Caravana. Desta forma não foi desenvolvida nenhuma grande campanha publicitária. O projeto tem espaço em todos os veículos da ESPN - no site da emissora ele está em um canal de destaque - e todo mês a ESPN Brasil exibe um documentário de uma hora de duração contando os resultados da ação. Hartenstein afirmou também que além dos quatro patrocinadores oficiais, o projeto tem a Petrobras como patrocinador de mídia e uma outra série de empresas que apoiam de maneiras diversas, como o Esporte Clube Pinheiros, que possui um acordo de cooperação, para facilitar a participação dos atletas no projeto.
O presidente e diretor da Fundação Telefônica, Sergio Mindlin, ressaltou a importância da participação das empresas nesse tipo de ação e que o objetivo da Fundação é contribuir para o desenvolvimento do país, investindo principalmente no público jovem.
Aline Bellatti Küller
Meio & Mensagem Online, 23/04/09
Nenhum comentário:
Postar um comentário