segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Governo de SP amplia participação em redes sociais


Segundo a secretária de comunicação do estado, o objetivo é se aproximar ainda mais do cidadão por meio da internet

Depois da nova determinação da Secretaria de Gestão Pública que prevê a liberação do acesso a redes sociais dentro de órgãos públicos no Estado de São Paulo, as Secretarias, Autarquias, Fundações e Empresas do Governo paulista estão expandindo seu relacionamento com os cidadãos por meio das teias sociais. Pelo menos 25 órgãos públicos já estão no Twitter.


Uma das primeiras entidades a efetivar o relacionamento social via rede foi a Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo. Desde abril de 2009, o órgão mantém perfis ativos no Twitter (twitter.com/governosp), Orkut, YouTube, Flickr e Facebook. Só no Twitter são 12.687 seguidores. O objetivo da iniciativa é prestar contas das ações de governo à sociedade e, por meio desses instrumentos, atualizar os cidadãos com os direcionamentos das políticas públicas. "A web 2.0 é um grande centro de informações. O governo está lá para apresentar suas ações e interagir com a população", afirma o secretário de Comunicação, Bruno Caetano.


No final de 2009, a Secom também estreou seu perfil o formspring.me (www.formspring.me/governosp), com foco exclusivo na resposta de dúvidas e questionamentos da população. Na mesma época, foi lançado o canal www.slideshare.net/governosp, onde são publicados mensalmente a Revista SPnotícias e Boletins Regionais de 59 cidades do Estado, que podem ser lidos online e baixados no formato PDF.

E agora, a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho tem mais dois canais de contato com a população. A SERT criou perfis em duas novas redes sociais: o Formspring.me e o Meresponda.com.br. Os dois sistemas funcionam de maneira semelhante. O internauta que acessa o endereço pode fazer perguntas sobre a atuação da secretaria e, assim que elas forem respondidas, elas ficaram disponíveis para consulta on line na mesma página da internet. Os endereços para acesso do Formspring.me é http://www.formspring.me/empregosp e do Meresponda.com.br é http://www.meresponda.com.br/empregosp.

O próprio Governador de São Paulo José Serra é adepto das redes sociais e incentiva a disseminação da ideia. Serra possui um perfil ativo no Twitter (twitter.com/joseserra_) por meio do qual informa sobre inaugurações de prédios públicos, anuncia investimentos, campanhas de saúde, entregas de obras, responde dúvidas, divulga balanços e números e opina sobre assuntos diversos como futebol e novas tecnologias.

Mais recentemente, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, já possui perfis no Orkut, Facebook, Twitter (twitter.com/IpemSP) e no Flickr - um compartilhador de imagens. "O Ipem vai divulgar todas as suas informações nas redes sociais, seguindo assim a orientação do governador José Serra, que é usuário e entusiasta das novas redes de comunicação", afirma o superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula.

Outra entidade que mergulhou nas redes sociais é a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Desde 14 de julho, a Pasta tem perfis no Twitter (twitter.com/deficienciasp) e no Facebook. Os dois veículos de comunicação vão divulgar informações relevantes para pessoas com deficiência bem como notícias da própria Pasta. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social também está no Facebook, no YouTubee no Twitter (twitter.com/assistenciasp).

Uso do celular para comunicação com o contribuinte
Além das ferramentas sociais, algumas entidades do Governo de São Paulo usam o celular para estabelecer comunicação com o contribuinte. As informações são veiculadas pelo WAP, tecnologia que permite a navegação Web a partir do celular, até mensagens SMS. A Secretaria do Meio Ambiente e a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), por exemplo, usam o WAP para receber sugestões e críticas, informar a condição de banho das praias e indicar o posto da entidade mais próximo do imóvel do cidadão.

O Metrô também possui um serviço de informações via WAP, por meio do qual informa os destinos e passa informações sobre viagens. Já o Programa Emprega São Paulo, vinculado à Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho (SERT), convoca candidatos a vagas de emprego por e-mail ou via mensagem de celular (SMS).

Uma outra tecnologia também utilizada é o podcast. No site da Sabesp ou assinando a página pelo feed RSS (agregador), você pode escutar as principais notícias da semana da empresa. A Sabesp também está no Twitter e no YouTube: http://www.youtube.com/user/saneamentosabesp.

A tecnologia dos celulares também ajuda a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) a manter a segurança no sistema. A entidade possui um canal para os usuários denunciarem irregularidades e delitos nas estações e nos trens. Conhecido como SMS-Denúncia, o serviço funciona 24 horas por dia e mantém o anonimato.

Para fazer uma denúncia, basta enviar uma mensagem por celular para o número com descrição das características do infrator, a linha de trem utilizada, o número do carro da ocorrência (localizado na parte externa e interna do carro) e a próxima estação em que o trem fará a parada. A mensagem é recebida diretamente pela Central de Monitoramento da Segurança, que mobiliza os agentes mais próximos do local para ação imediata, caso seja necessário.


Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO / SP
HSM Online, 21/01/10


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