segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Empresa de telemarketing se beneficia de lista de bloqueio

As empresas de telemarketing reclamaram da implantação do cadastro de usuários de telefones fixos e celulares que não desejam receber as suas ligações, feita pelo Estado de São Paulo no início do ano. Mas o relativamente pequeno número de adesões acabou transformando a lista em uma valiosa ferramenta para guiar a estratégia dessas companhias.

"Sabendo quem não quer receber as chamadas, as empresas economizam ao não ligar para pessoas com quem as aproximações não dão resultado mesmo", diz Carlo Gibertini, diretor de pré-vendas da consultoria em tecnologia da informação XGEN. E uma análise mais aprofundada do perfil dos usuários que solicitaram o bloqueio permite afinar os contatos e torná-los mas assertivos.

Um levantamento inédito realizado pela consultoria ZipCode descobriu que a maior parcela dos usuários que bloquearam as ligações tem mais de 60 anos.

"Entendemos que as pessoas dessa faixa etária não são ativamente consumistas, por isso não lhes interessa ser interpeladas. Já os jovens, cuja carreira profissional está em ascensão, podem ser mais receptivos. Essa segmentação é extremamente importante para o negócio de telemarketing", diz Ricardo Sleiman, presidente da ZipCode. "Notamos também que a aderência ao cadastro diminuiu ao longo do tempo, o que, para nós, significa que as pessoas não querem deixar de ser abordadas -elas desejam na realidade maior competência no atendimento."

Paulo Arthur Góes, diretor de fiscalização do Procon-SP -órgão responsável por receber as inscrições-, avalia que a lei teve uma adesão "muito boa qualitativamente, porque atendeu à vontade de uma parte da população que, de fato, não queria mais ser incomodada".

O total de reclamações de quem bloqueou e ainda assim recebeu ligações foi de apenas 0,5%, ou 1.600 queixas, as quais estão sendo avaliadas. Até a manhã de sexta, 2.793 empresas de telemarketing haviam se cadastrado para ficarem cientes dos números proibidos.


Maria Cristina Frias - cristina.frias@uol.com.br
Folha de S.Paulo, 05/10/09


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br