Pesquisa traça perfil do voluntariado empresarial no país
Foram prorrogadas as inscrições para participar da pesquisa Perfil do Voluntariado Empresarial no Brasil, que faz uma radiografia das iniciativas de voluntariado corporativo no Brasil. Realizado pelo Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE) e pelo Riovoluntário, o levantamento traduz os desafios e oportunidades do setor.
Com a chancela do Programa de Estatística Aplicada da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), que participou da elaboração do questionário e fará todo o tratamento dos dados e geração de relatório final, a expectativa é que até o final do ano os dados preliminares do estudo sejam conhecidos.
Na última edição da pesquisa, as empresas se disseram mais preocupadas com o desenvolvimento de bons programas de voluntariado corporativo. Das 89 empresas (de diferentes porte e setores, e com atuação nacional) que responderam ao estudo, 45% possuem programas de voluntariado institucionalizado, com planejamento e orçamento anuais.
O mesmo levantamento mostrou que os colaboradores das empresas são mais facilmente engajados nos programas quando: a) um profissional de comunicação interna está comprometido com o programa (79%) e; b) a diretoria presente nos programas. Para 84% deles, a existência de uma diretoria participativa está fortemente vinculada ao sucesso de um programa de voluntariado empresarial.
O curioso é que apenas um quarto das empresas que apresentam esse tipo de programa declararam que seus diretores participavam maciçamente das ações.
No que corresponde aos projetos em si, 73% dos entrevistados disseram estimular a atuação em programas sociais da própria empresa. Em outro caso, 63% delas afirmaram que oferecem recursos para os projetos em que os voluntários atuam.
No que toca ao período dedicado ao trabalho, 44% delas preferem planejar as ações de voluntariado durante o horário de trabalho, e realizá-las fora desse horário. Apesar desse dado, o estudo revela que 43% das empresas pesquisadas dispensam funcionários durante o expediente para a realização de serviço voluntário. O levantamento ainda indica que 18% das empresas valorizam a experiência em serviço voluntário na hora de contratar novos funcionários.
A segunda edição da pesquisa Perfil do Voluntariado no Brasil, tem patrocínio do Instituto Unibanco, Instituto Souza Cruz, Fundação Itaú Social, Kraft Foods, Vale, Banco Bradesco, Unimed-Rio, Metro-Rio, Light, Wartsila, Wilson, Sons e conta com o apoio da ABRH Nacional.
Para preencher o questionário, basta ter em mãos dados da empresa, como CNPJ, endereço e telefone de contato. O questionário está disponível no site do Riovoluntário – www.riovoluntario.org.br.
redeGIFE Online, 21/09/09
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