terça-feira, 2 de novembro de 2010

Social Commerce: uma maneira diferente de vender

Social Commerce, ou Comércio Social, é uma modalidade de comércio eletrônico envolvendo mais do que apenas compra ou venda, envolve o relacionamento entre pessoas, marcas e produtos. No mundo virtual isso é trazido à tona através das redes sociais (Twitter, Facebook, Orkut, etc.), onde qualquer usuário pode colocar uma dúvida sobre sua compra para seus conhecidos virtuais que possuam conhecimento sobre o assunto e que possam auxiliá-lo nesse processo decisivo.



As vantagens de utilizar o Comércio Social são inúmeras. Para os usuários, agilidade no processo de compra, conhecer pessoas com interesses em comum, ajudar outras pessoas que possuam dúvidas, notificar experiências, negociar diretamente com a marca, se unir com mais pessoas para obter um maior poder de barganha.

Para marcas ou produtos, conhecer seu público-alvo, construir uma imagem junto aos consumidores, aproximação dos clientes, campanhas direcionadas ao público interessado, esclarecimento de dúvidas quanto aos produtos, monitoramento de sentimentos de seus clientes.

As interações em diversas mídias sociais é o meio facilitador para esse compartilhamento, pois não interessa onde cada pessoa está na internet; se o produto chegar até quem deseja comprar, o objetivo foi alcançado. E é isso que o Social Commerce tem como objetivo; a facilidade no acesso de informações sobre tendências de compras.

Se você tem alguma dúvida sobre ROI (retorno de investimento) em mídias sociais, este vídeo vai te surpreender.


Apesar de ser um termo relativamente novo, já existem alguns casos de sucesso pelo mundo, e até no Brasil. Confira aqui.

E você, o que acha sobre tudo isso?


Ricardo Dantas do blog Social Commerce
Midia Boom, 17/06/10


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br