Parceria entre Yahoo, Bing e WWF dá origem a buscador 'verde'
A cada pesquisa realizada no Ecosia, cerca de 2 metros quadrados de floresta tropical são salvos. União visa ligar Google à emissão de CO2.
Os buscadores de internet Yahoo e Bing decidiram unir forças com a ONG ambientalista WWF em prol de duas causas: a criação do Ecosia, uma organização independente sem fins lucrativos, e (talvez a principal delas) a tentativa de vincular a imagem do maior concorrente, o Google, à emissão constante de CO2 em detrimento das buscas realizadas no site.
Idealizado pelo alemão Christian Kroll (26), o Ecosia é um novo buscador onde, pelo menos, 80% de sua receita com buscas segue para o programa de proteção a florestas tropicais, desenvolvido e mantido pela WWF.
Segundo o próprio site, cada pesquisa web salva cerca de 2 metros quadrados de floresta tropical. Tudo realizado de forma gratuita. No momento, já foram protegidos cerca de 18 mil metros quadrados de área florestal. De acordo com a seção de perguntas e respostas do site, o financiamento do projeto se dá por meio dos cliques nos links patrocinados, exibidos ao lado dos resultados de busca.
"Cada clique em um desses links patrocinados gera um valor de alguns centavos de receita para nós. Cerca de 2% das buscam acabam em um clique de um link patrocinado", informa o vídeo explicativo disponível no Ecosia.
Plante arvores, derrube o Google
Por que essa iniciativa não contou com a participação da gigante americana? Segundo o Ecosia, o Google não quer como sócio motores de busca altruístas, já que detém a liderança do mercado e poderia facilmente perder usuários com a parceria.
Com a criação do Ecosia, o Yahoo e o Bing devem se preocupar em fazer sua parte na preservação contínua da natureza, em especial as florestas tropicais localizadas no Brasil. Mas, seguindo a explicação e os fatos apresentados contra o Google, talvez os dois buscadores pretendam "desmatar" grandes áreas localizadas na publicidade do gigante.
Juliano Moreira
IDG Now!, 26/01/10
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