FutCup movimenta patrocinadores
Torneio infanto-juvenil de futebol em escolas particulares da capital paulista é patrocinado pela Perdigão, Sony, Centauro, Schin Guaraná e Penalty
Promovido pela TTK Marketing Esportivo, o FutCup - campeonato infanto-juvenil de futebol em escolas particulares de São Paulo - acaba de renovar acordo com a loja de artigos esportivos Centauro (Co-patrocinador) e com a Schin Guaraná (Guaraná Oficial). Outra marca que assinou contrato para atuar como co-patrocinadora do FutCup em 2009 é a Bauducco. Já os patrocinadores máster Perdigão e Sony, afora a Penalty (Material Esportivo) e a Rádio Transamérica (Rádio Oficial) estão em trâmite para renovar o apoio.
Torneio que reúne uma média de 50 escolas particulares pertencentes ao público A e B, o FutCup é direcionado para meninos e meninas entre 07 e 17 anos que jogam futebol nas modalidades campo, society e futsal. São dez meses de competição, além de ações interativas com o público-alvo como festivais, gincanas, jogos entre os pais, ações recreativas e distribuição de brindes por parte dos patrocinadores. Entre alguns dos colégios participantes estão o Rio Branco, Santo Américo, Porto Seguro, Miguel de Cervantes e Santa Cruz.
"Buscamos associar os pilares educação, família e esporte com o FutCup. Este também é o interesse das empresas patrocinadoras, que visam agregar valores aos participantes e familiares", afirma Marcos Yano, diretor da TTK Marketing Esportivo. O executivo explica que as ativações estão de acordo com o objetivo de cada anunciante no evento. "A Perdigão, por exemplo, pretende se associar a família dos atletas. Por este motivo sorteamos cupons com uma viagem para toda a família do aluno", conta.
As ações dos patrocinadores também são contempladas com faixas, placas e camisetas promocionais nos dias dos jogos, além do logo de cada empresa no site do torneio FutCup. O FutCup Day, que também faz parte do projeto ações promocionais, divulga as marcas patrocinadoras nos colégios durante os intervalos das aulas, por meio de atividades com os alunos que acontecem 40 vezes ao ano. Segundo Yano, a FutCup 2008 atingiu uma média de 70 mil alunos e cerca de 300 mil pessoas.
Para Marcus Trugilho, gerente de comunicação e propaganda da Sony, "fazer parte da FutCup é estar presente em um dos momentos mais importantes da vida de uma pessoa: sua formação. Esta fase é consideravelmente lembrada em todas as outras. Mas, muito além disso, vinculamos nossa marca ao esporte, que é extremamente importante para evolução desses jovens e muito bem visto como uma atividade de entretenimento pelas escolas, pais e familiares", pontua.
As categorias do FutCup são divididas entre Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-17. Crianças entre 7 a 10 anos não disputam partidas, pois ainda não estão preparadas para possíveis derrotas.
Projetos complementares
A TTK Marketing Esportivo também criou a FutStars, que seleciona estudantes que foram destaques durante os 400 jogos realizados da FutCup. O projeto permite a participação dos alunos em campeonatos mundiais infanto-juvenis em regiões como Europa e Estados Unidos. O FutCup Social, por sua vez, se trata de um projeto social que angaria doações de alimentos (conquistados nos ingressos para assistir aos campeonatos), doações de material esportivo, livros e reciclagem de pets.
Já o FutCup Soccer Camp é o projeto de férias com acampamentos diferenciados com foco em treinamentos de futebol aos estudantes. O contrato de patrocínio inclui aparição das marcas em todas as iniciativas FutCup. "A nossa comunicação o público-alvo é permanente. Além de todos os encontros presenciais, a FutCup traz reportagens e vídeos em seu site oficial que são acessados em qualquer momento, blog do torneio, além do envio do FutCup News, jornal impresso produzido pela equipe de imprensa da TTK durante os jogos e eventos que fazem parte da marca", destaca Marcos Yano.
O diretor da TTK Marketing Esportivo revela que a agência pretende levar o FutCup para outras duas praças em 2010. "É bem provável que tenha uma FutCup no Rio de Janeiro em 2010. Também estamos estudando as cidades de Brasília, Belo Horizonte e Curitiba como outra sede", conclui Yano.
André Lucena
Meio & Mensagem Online, 21/11/08
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