quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Programa Petrobras Cultural abre inscrições

A Petrobras lançou nesta terça (14/10) a edição 2008/2009 do Programa Petrobras Cultural (PPC), que engloba os editais de seleção pública para projetos de Audiovisual, Artes Cênicas, Música, Literatura e Cultura Digital. O PPC é o maior programa de patrocínio cultural já lançado no país e sua verba é a maior já destinada por qualquer empresa a um programa de cultura. Cerca de mil projetos receberam patrocínio através do programa, desde a sua primeira edição, em 2003. Para esta primeira fase será destinada uma verba de R$ 42,3 milhões.

Clique aqui leia a entrevista do presidente após a solenidade.

Estiveram no evento o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, o gerente executivo da Comunicação da Petrobras, Wilson Santarosa, e a gerente de Patrocínios da Petrobras, Eliane Costa.

Segundo o ministro Juca Ferreira, o Programa Petrobras Cultural é um exemplo de como intervir de forma saudável na cultura brasileira, contribuindo para superar gargalos e para atingir um elevado patamar não só de produção, mas de acessibilidade da cultura. "A sofisticação dos editais permite que sejam atendidas demandas nem sempre visíveis, em todo o território nacional, abrangendo toda a complexidade da cultura brasileira, desde as manifestações tradicionais até a cultura digital", disse o ministro.

Para o presidente da Petrobras, o PPC possui três características que aprofundam o movimento que a Companhia realiza por meio de sua política de fomento cultural: a seleção pública, a separação entre as atividades de criação e difusão e a estabilidade para que o Ministério da Cultura possa implementar suas políticas públicas com o apoio dos recursos externos. "Esse programa não pode ser visto como um fenômeno de curto prazo. Primeiro porque tem como objetivo não somente o apoio à criação cultural, mas a montagem de uma infra-estrutura para a difusão. É um programa que não tem em seu objetivo apenas a formação cultural, mas auxiliar o processo de organização social", analisou Gabrielli.

Durante a cerimônia, Wilson Santarosa anunciou que a Petrobras poderá lançar, até o fim do ano, um novo edital de R$ 40 milhões. "Neste momento, a Petrobras assume esse compromisso", afirmou Santarosa.

A comissão de seleção do PPC é formada por um grupo de cinco a sete profissionais que atuam diretamente nos setores da cultura atendidos pelo programa. Eles são convidados pelo Conselho Petrobras Cultural, formado por representantes da Petrobras, do Ministério da Cultura e da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom). Essas comissões são renovadas a cada ano e sua composição busca atender à maior diversidade possível de perfis para o julgamento dos projetos. As comissões selecionam os projetos por seu mérito qualitativo.

Os editais estão divididos da seguinte forma:

Audiovisual - R$ 26,6 milhões
Produção de filmes de longa-metragem em 35mm para salas de cinema (R$ 13 milhões)
Produção de filmes em mídia digital: curta e longa-metragem (R$ 7,8 milhões)
Produção de filmes de curta-metragem em 35 mm para salas de cinema (R$ 800 mil)
Festivais de cinema (R$ 2 milhões)
Difusão de filmes de longa-metragem – (R$ 3 milhões)

Música - R$ 5,6 milhões
Gravação e circulação de música com disponibilização em CD (R$ 1,2 milhões)
Gravação e circulação de música com disponibilização na internet (R$ 400 mil)
Circulação de shows/concertos de música brasileira (R$ 2 milhões)
Festivais de música (R$ 2 milhões)

Artes Cênicas - R$ 7,3 milhões (R$ 14,6 milhões em dois anos)
Manutenção de grupos e companhias de teatro (R$ 4 milhões)
Manutenção de grupos e companhias de dança (R$ 2,3 milhões)
Manutenção de grupos, companhias de circo e trupes circenses (R$ 1 milhão)

Literatura - R$ 810 mil
Criação literária: ficção e poesia (R$ 810 mil)

Cultura Digital - R$ 2 milhões
Apoio ao aprimoramento de websites culturais brasileiros já existentes (R$ 900 mil)
Festivais e eventos de artes eletrônicas e cultura digital (R$ 1,1 milhão)

As seleções públicas relacionadas às linhas “Preservação e Memória” e “Formação/Educação para as Artes” têm as inscrições previstas para maio de 2009.


Foto: AGÊNCIA PETROBRAS / STÉFERSON FARIA
Agência Petrobrás, 14/10/08


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