domingo, 1 de julho de 2007

Companhias criam software para monitorar metas de responsabilidade social

Taís Fuoco
Publicado pelo
Computerworld em 26/06/07

A InfoQuality desenvolveu, a partir de um projeto idealizado entre a BDO Trevisan e a Itautec, um software que permite às companhias monitorar os resultados de suas ações de responsabilidade social.

O software trabalha com o conceito de balance scorecard, onde as companhias colocam as métricas e alimentam o sistema, que passa a monitorar os resultados. Como explicou Mauro de Almeida Ambrósio, sócio da BDO Trevisan, "é um sistema de gestão que trata a sustentabilidade como uma das estratégias de negócios".

Segundo ele, a BDO Trevisan "já trabalha com iniciativas de responsabilidade social há uns sete anos, mas sentia falta de um controle da gestão e dos resultados das iniciativas". Segundo ele, "faltava tecnologia" para acompanhar as metas.

Como também já era parceira do grupo Itausa, a companhia e a Itautec decidiram buscar um sistema que ajudasse as companhias não só a medir suas iniciativas como a alertá-las quando as metas estivessem longe de ser atingidas.

As empresas sofrem pressão cada vez maior do mercado para que se empenhem nas iniciativas de preservação ambiental, comprometimento com as comunidades em que estão inseridas e ações sociais, mas não dispunham de sistemas que pudessem ajudá-las a alcançar as metas ou a acompanhar os resultados obtidos, tanto em termos financeiros como em resultados sociais.

A BDO ficou responsável por colocar o conteúdo no sistema, enquanto a Itautec irá comercializar o software em sua rede de distribuição. "Não conheço nenhum sistema similar no Brasil", afirmou Ambrósio.

Segundo ele, o preço depende do estágio da companhia em termos de parque tecnológico. Cada licença da ferramenta custa entre 250 e 300 reais mensais, mas a consultoria e o conteúdo que envolve a estratégia podem custar entre 15 mil e 50 mil reais.

O sistema, batizado de Syscore de Responsabilidade Social Corporativa (RSC), já tem dois clientes, dos quais um é o BicBanco, mas o segundo prefere manter seu nome no anonimato. Segundo Ambrósio, as empresas têm planos, inclusive, de exportar o software. "Como a BDO pertence a uma rede internacional de 160 países, a idéia é levar o sistema para o mundo todo".


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br