sexta-feira, 18 de maio de 2007

RS criará nesta segunda-feira a Rede de Parceria Social

Publicado no site de Políbio Braga em 18/05/2007

Será lançado na segunda-feira, 19h30m, no Teatro São Pedro, a Rede de Parceria Social. “Vamos reunir as 12 mil entidades do terceiro setor para propor-lhes parceria com o governo gaúcho”, avisou a esta página o secretário da Justiça e Desenvolvimento Social, Fernando Schüller.

O secretário Schüller e o editor desta página conversaram nesta quinta durante quase duas horas. A idéia é criar de cara 10 carteiras de apoio a ONGs que trabalham com “adoção e apadrinhamento afetivo”, por exemplo. Assim, uma entidade como a Federação das Apaes, apenas para exemplificar, captará apoio das empresas, entidades nacionais e estrangeiras, além dos governos, podendo depois disto abrir um edital para que as Apaes municipais inscreverem os projetos para os quais pretendem apoio. Isto valerá para cada uma das 10 carteiras.

A Rede de Parceria Social desenvolverá um programa bastante redondo. O secretário Fernando Schüller já acertou com
1) a Parceiros Voluntários que caberá a ela capacitar as ONGs, melhorando-lhes a gestão e treinando os líderes, enquanto que
2) outro acerto, este com a Unesco, permitirá a realização do acompanhamento dos serviços de cada carteira e também o trabalho de auditoria externa.

O programa se completará com a criação do Observatório do Terceiro Setor, que terá o apoio do Instituto Nestor de Paula e da Caixa RS, e cujo foco serão de duas naturezas:
1) o diagnóstico técnico sobre o Terceiro Setor
2) a identificação e busca de recursos nacionais e internacionais para as ONGs.

Quem tocará tudo isso ? “A Fundação Gerações, totalmente privada”, avisou o secretário Fernando Schüller. A Fundação gerirá também o Fundo Gerações, cujo objetivo será o de garantir a sustentabilidade para o Terceiro Setor, que em 99% dos casos come da mão para a boca. O governo estadual, nesse sentido, enviará projeto para a Assembléia, propondo a mudança da Lei da Solidariedade, exigindo que 5% dos recursos captados destinem-se a um fundo de poupança que garanta a sustentabilidade.


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br