ABCR comemora 10 anos em evento sobre o futuro da mobilização de recursos
Mais...
informação útil para gestão e captação de recursos para projetos de desenvolvimento social
primeiro setor | segundo setor | terceiro setor
governos | empresas | ongs
Postado por
Cláudia Amaral
0
comentários
Marcadores: Captação / Mobilização de recursos, Eventos, Fontes de informação
Postado por
Cláudia Amaral
0
comentários
Marcadores: Edital, Fontes de recursos, Fundações, Meio ambiente
Em 1995, quando cheguei à capital de São Paulo, meus pais compraram uma linha telefônica da Telesp. Valor de investimento: R$ 4,5 mil. A telefonia móvel celular em São Paulo tinha sido inaugurada em 1993, mantendo-se por muitos anos como artigo de luxo. A imensa maioria dos brasileiros tinha mesmo de pagar caro para ter um telefone.
Nos dias de hoje, em vez de uma linha fixa, eu e meus familiares compraríamos um chip pré-pago de celular de uma mesma operadora, falando praticamente de graça entre nós. O tempo passou e veio a privatização das telecomunicações, fazendo o valor do ativo "linha telefônica" despencar mais que a máscara de alguns senadores recentemente, confessos surpresos por receberem auxílio-moradia mesmo sem terem tal direito.
Postado por
Cláudia Amaral
0
comentários
Marcadores: 3º Setor, Comunicação, Matérias de interesse, TICs - Tecnologias de Informação e Comunicação
Levantamento da Millward Brown Brasil reafirma a necessidade de relevância para marcas se relacionarem com consumidores
Jovens ou adultos, não importa. O que cativa mesmo o consumidor na internet é a oferta de conteúdo relevante. Durante apresentação no 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa (ABEP) na tarde desta quarta-feira, 22, Valquíria Garré, da Millward Brown Brasil, mostrou que, apesar de nutrirem uma relação mais forte com as marcas na internet, os consumidores nao lembram de inserções publicitárias e dependem de relevância para se relacionarem.
Postado por
Cláudia Amaral
0
comentários
Marcadores: Comunicação, Marketing, Publicidade, Tendências
Postado por
Cláudia Amaral
0
comentários
Marcadores: Cultura, Esporte, Eventos, Patrocínio, Tendências
Postado por
Cláudia Amaral
0
comentários
Marcadores: Captação / Mobilização de recursos, Celebridades, Organismos internacionais
Em sua 20ª edição, Relatório de Desenvolvimento Humano vai fazer balanço de avanços sociais e econômicos nas duas últimas décadas
O RDH (Relatório de Desenvolvimento Humano), principal publicação do PNUD, vai completar 20 anos no segundo semestre, em uma edição que fará um balanço dos avanços e retrocessos socioeconômicos das últimas duas décadas. Um dos pontos centrais do estudo será uma análise das desigualdades entre padrões de desenvolvimento humano.
Postado por
Cláudia Amaral
0
comentários
Marcadores: Desenvolvimento, Estudo/pesquisa, Fontes de informação, Organismos internacionais, Publicações
Postado por
Cláudia Amaral
0
comentários
Marcadores: Comunicação, CRM, Marketing, Publicidade, Tendências
Postado por
Cláudia Amaral
0
comentários
Marcadores: Empresas, Eventos, Fontes de informação, Sustentabilidade
Postado por
Cláudia Amaral
0
comentários
Marcadores: Marketing, Tendências, TICs - Tecnologias de Informação e Comunicação
Postado por
Cláudia Amaral
0
comentários
Marcadores: Captação / Mobilização de recursos, Empresas, Ideias / Técnicas de mobilização, Infância e adolescência, Organismos internacionais, Responsabilidade Social
Iniciativa inédita no País certifica organizações que mantenham políticas de inclusão
Estão abertas as inscrições para a certificação do Selo Paulista da Diversidade para todas as organizações do Estado de São Paulo. Criado pelo governo paulista em uma iniciativa inédita no País, o objetivo da iniciativa é destacar organizações públicas, privadas e da sociedade civil que desenvolvam ou se comprometam a criar programas, projetos e ações de promoção e valorização da diversidade. Uma abertura no mercado de trabalho às pessoas com deficiência, aos grupos étnicos discriminados e à diversidade sexual.
Postado por
Cláudia Amaral
0
comentários
Marcadores: Captação / Mobilização de recursos, Desenvolvimento Institucional, Grandes doadores, Onde está o dinheiro?, Tendências
Inspirada em guias internacionais, publicação inédita no Brasil traz recomendações sobre como as empresas devem comunicar a Sustentabilidade junto aos diversos stakeholders
O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) acaba de disponibilizar gratuitamente em seu site (www.cebds.org) o Guia de Comunicação e Sustentabilidade [clique na imagem acima para fazer o download].
Dirigida especialmente para profissionais de comunicação das empresas – jornalistas, relações públicas, publicitários, estudantes e educadores, a publicação foi produzida para fechar o elo entre o que a empresa faz e como se comunica com seu público de interesse – funcionários, imprensa, acionistas, consumidores, governantes e a sociedade em geral.
Postado por
Cláudia Amaral
0
comentários
Marcadores: Comunicação, Empresas, Publicações, Sustentabilidade
O empresário se desliga da presidência da organização para participar das próximas eleições. Oded Grajew, presidente emérito do Instituto Ethos, assume o cargo e Paulo Itacarambi prossegue como vice-presidente executivo.
Postado por
Cláudia Amaral
0
comentários
Marcadores: Avaliação e Monitoramento, Estudo/pesquisa, Gestão, Projetos
Postado por
Cláudia Amaral
0
comentários
Marcadores: Fontes de recursos, Matérias de interesse, Onde está o dinheiro?, Organismos internacionais
A rádio, a primeira segmentada a quem se interessa pelas áreas sociais do Terceiro Setor, Governo e entidades privadas, conta com um repertório de música brasileira, notícias do mundo social e informações com uma programação agradável que fica 24 horas por dia na internet. Ao vivo, por enquanto, a rádio já conta com locutores durante a semana, das 9h às 17h e aos sábados e domingos pela manhã.
Para ouvir a rádio: www.tomsocial.com.br
Postado por
Cláudia Amaral
0
comentários
Marcadores: Captação / Mobilização de recursos, Cursos, Esporte, Necessidades especiais, Patrocínio
Expectativa é que o ritmo de crescimento se mantenha e que as vendas online somem 13,6 bilhões ao final do ano
Desconsiderando as vendas de passagens aéreas, automóveis e leilão pela internet, o comércio eletrônico brasileiro fechou 2009 com faturamento de R$ 10,6 bilhões. Segundo o relatório Web Shoppers - divulgado semestralmente pela consultoria e-Bit - os números superaram as expectativas traçadas diante de um ano de crise econômica mundial. "O setor apresentou crescimento cerca de 10% superior ao que estimávamos no final de 2008. Houve, de fato, uma certa retração no primeiro semestre, mas a recuperação foi bastante representativa nos últimos seis meses", colocou Pedro Guasti, diretor geral da e-Bit.
Com o tema Informação: Ferramenta para Navegar no Mar da Incerteza, o congresso tem uma programação com especialistas de diversas áreas
A quarta edição do Congresso Brasileiro de Pesquisa dará ênfase especial ao contato não só com os profissionais da área, mas também com clientes e agências. O intuito é demonstrar e entender as transformações pelas quais passam os consumidores, principalmente em um período mutável como o século 21. O encontro acontece dias 22 e 23 de março no Espaço Vila Noah, em São Paulo.
"Sem planejamento, estratégia, monitoramento e avaliação a doação é mera filantropia".
O Carnaval passou, sobraram as suas lembranças. Como esta não é uma coluna de variedades, mas de sustentabilidade, o fato em questão ocorreu nos bastidores da grande folia e só veio a público por conta do trabalho jornalístico de Mônica Bérgamo, na Folha de São Paulo.
Sua interessante coluna de 21 de fevereiro, no Caderno Ilustrada, reacendeu uma velha discussão sobre doações feitas por empresas a projetos sociais. Com o título de “A Misteriosa sacolinha brasileira de Madonna”, o conjunto de notas de Bérgamo expõe, ainda que não fosse este o seu objetivo, uma ferida que incomoda especialmente os gestores de organizações de terceiro setor na busca de recursos para suas atividades junto ás empresas: a lógica excludente do investimento que valoriza mais o resultado de imagem para quem doa do que os impactos gerados aos beneficiários da doação.
Postado por
Cláudia Amaral
0
comentários
Marcadores: Captação / Mobilização de recursos, Empresas, Responsabilidade Social
Depois de cinco anos de debates com representantes de toda a sociedade, chega em setembro a grande referência sobre responsabilidade social em todo o mundo
O trabalho de construção da norma ISO 26000 começou ainda em 2005 e, devido ao seu caráter multistakeholder (com representantes de empresas, governos, trabalhadores, ONGs, consumidores e outros) e ampla participação de pessoas e organizações de todos os continentes (são mais de 400 envolvidos), levou muito mais tempo do que o esperado. A publicação da norma estava prevista inicialmente para o final de 2008, mas divergências sobre seu conteúdo impediram o cumprimento dessa data. Agora, dois anos depois, a norma finalmente ficará disponível para o público.
Postado por
Cláudia Amaral
0
comentários
Marcadores: 3º Setor, Empresas, Responsabilidade Social, Sustentabilidade
Postado por
Cláudia Amaral
0
comentários
Marcadores: Corrupção, Governo, Inclusão digital, Políticas públicas
Postado por
Cláudia Amaral
0
comentários
Marcadores: Captação / Mobilização de recursos, Edital, Meio ambiente, Prêmios
Postado por
Cláudia Amaral
0
comentários
Marcadores: Captação / Mobilização de recursos, Meio ambiente, Patrocínio
Postado por
Cláudia Amaral
0
comentários
Marcadores: Celebridades, Infância e adolescência, Organismos internacionais, Pobreza e exclusão
Postado por
Cláudia Amaral
0
comentários
Marcadores: Captação / Mobilização de recursos, Doações, Empresas, Matérias de interesse, Transparência
Cerca de 80% das verbas de eventos da operadora será destinada ao patrocínio de competições da modalidade
A Claro adotou o ciclismo como plataforma de marketing esportivo em 2010. A operadora de telefonia móvel destinará 80% de sua verba de eventos para o patrocínio de duas competições na modalidade.
Se o governo brasileiro conseguiu obter avanços no combate à fome nos últimos anos, a erradicação do problema só será atingida por meio de amplas reformas estruturais de distribuição de renda e de terras no país. O alerta faz parte de um raio X completo da situação da fome no Brasil feito pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Em 30 páginas, a entidade insinua que, por enquanto, os programas sociais brasileiros vêm lidando com os sintomas da pobreza, e não suas causas.
Postado por
Cláudia Amaral
0
comentários
Marcadores: Governo, Organismos internacionais, Pobreza e exclusão, Políticas públicas, Segurança alimentar
Postado por
Cláudia Amaral
0
comentários
Marcadores: Captação / Mobilização de recursos, Celebridades, Comunicação, Ideias / Técnicas de mobilização, Marketing, Publicidade
Postado por
Cláudia Amaral
0
comentários
Marcadores: Comunicação, Gestão, Marketing, Matérias de interesse, Publicações
Meta é ampliar rede com cerca de 3 mil unidades e reformular as 5,6 mil já existentes, com novas máquinas e conexões mais rápidas
O governo federal anunciou nesta quarta-feira (24/2) a implantação em todo o País de 3 mil novos telecentros e a reformulação dos já existentes. Serão utilizados para o projeto 165 milhões de reais, em recursos orçamentários dos Ministérios das Comunicações, Ciência e Tecnologia e Planejamento, de acordo com o jornal O Estado de S.Paulo.
FBN/MinC divulga a abertura de prazo para inscrições de propostas em três seleções públicas
A Fundação Biblioteca Nacional, instituição vinculada ao Ministério da Cultura, divulgou a abertura de inscrições para três Programas de concessão de bolsas.
Até 31 de março, poderão ser encaminhadas propostas para o Programa Nacional de Apoio à Pesquisa, o Programa de Apoio à Tradução de Autores Brasileiros e o Programa Nacional de Bolsas para Autores com Obras em Fase de Conclusão. Saiba mais sobre as iniciativas:
Há cerca de 10 anos venho ensinando captação de recursos para projetos sociais a pessoas das mais variadas proveniências: diretores, gerentes e técnicos de ongs e organismos internacionais; técnicos e gestores públicos; secretários municipais; lideranças comunitárias; voluntários; estudantes, professores e funcionários de universidades; administradores, facilitadores e capacitadores.
Cada vez acredito mais que a maioria dessas pessoas quer mesmo é acertar e ser capaz de “fazer a diferença”, de tomar aquela atitude ou promover a mobilização necessária para garantir a qualidade de vida e de convivência social na vida de outras. Seja das que estão vivas hoje, seja daquelas que ainda viverão; seja de pessoas com as quais sempre conviveu, seja de pessoas cujas faces nunca viu.
Me lembro que entrando na idade adulta me perguntei como as pessoas conseguiam ganhar dinheiro suficiente para montar uma casa, se alimentar, vestir, cuidar da saúde, criar filhos e, muitas vezes, ainda ter e manter um carro, dar presentes, viajar, decorar a casa e etc, etc, etc.
Pois bem. A esta altura, você se pergunta “mas o que tem uma coisa a ver com a outra?”
Já digo: desde que comecei a trabalhar, ainda na adolescência, sempre me dediquei à captação de recursos, mesmo sem saber que tinha este nome o que eu fazia. Primeiro no grêmio estudantil, depois nas artes cênicas, depois com audiovisual, depois com meio-ambiente e, finalmente, para a promoção do desenvolvimento social.
Neste percurso, a minha perplexidade ficou maior: como é que as pessoas conseguem os recursos necessários para promover ações e mudanças; espetáculos, mostras e filmes; produzir e distribuir TVs e rádios comunitárias; promover a proteção e a recuperação do meio ambiente, da fauna e da flora; e promover e incentivar o desenvolvimento das pessoas e das comunidades?
Aliás, como é mesmo que eu cheguei até aqui e realizei o que realizei?
Bem, o que publico neste Blog é o que eu gostaria de ter tido à mão durante este percurso. São informações, ferramentas, notícias, livros, filmes e textos que me ajudam, no mínimo, a fazer melhor aquilo que venho fazendo.
Se ficou com vontade de dar uma olhada, seja bem vindo(a)!
Sugiro que comece vendo a lista de Marcadores abaixo e escolha um ou mais temas do seu interesse. Veja também a Agenda de eventos e editais, rolando até o fim da página, no final da coluna à esquerda.
E fique à vontade para comentar, sugerir e acrescentar.